Por que o colesterol aumenta depois da menopausa?

Escrito por contributing writer | Traduzido por marcella narvaes
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Por que o colesterol aumenta depois da menopausa?
Exercícios físicos ajudam a controlar o colesterol (Comstock/Comstock/Getty Images)

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Por que o colesterol aumenta depois da menopausa?

O estrogênio ajuda a manter um equilíbrio saudável entre o colesterol LDL e HDL. Já que a produção de estrogênio é maior durante a idade reprodutiva, os níveis de LDL começarão a aumentar conforme a mulher chega na menopausa e estrogênio não é mais produzido pelos ovários. O risco de doenças cardíacas aumentam significativamente depois dos 55 anos e mulheres com mais de 50 são aconselhadas a visitarem seus ginecologistas para verificar se é necessário verem um cardiologista. Um estudo do Women's Health Across the Nation viu que entre 1995 até 2004 mudanças lipídicas não ocorreram até as últimas fases da menopausa.

Aqueles com um histórico familiar de colesterol alto e aqueles que tendem a se alimentar com uma dieta com alto teor de gordura estão predispostos a ter problemas com colesterol -- particularmente mulheres na menopausa.

A maneira como a gordura é estocada e distribuída também muda durante a menopausa, com ela se movendo da parte inferior do corpo (quadris e coxas) para a parte superior (estômago). Essa mudança é comumente alinhada com o aumento em LDL (são as proteínas de baixa densidade -- mau colesterol) e uma redução de HDL (proteínas de alta densidade -- bom colesterol).

O maior perigo de um colesterol alto é aterosclerose (engrossamento das artérias). Isso ocorre quando o colesterol LDL se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos.

Os culpados são a idade ou a menopausa?

De acordo com o National Institute on Aging, conforme as mulheres envelhecem, o ganho de peso é comum, o que pode levar a pressão alta, doenças cardíacas e uma mudança nos níveis de triglicéridos, colesterol LDL e HDL.

A razão para o ganho de peso em mulheres na menopausa, de acordo com o estudo da Mayo Clinic, é que aquelas que estão passando pela menopausa tendem a se exercitar menos, o que leva à substituição de músculo por gordura -- e músculos queimam mais calorias. Quando um corpo tem mais gordura do que músculo, o metabolismo fica mais lento e todas as calorias extras se tornam mais peso.

Métodos para prevenir o colesterol alto

Limite a ingestão de colesterol para 300 mg diários. Faça outras mudanças na dieta, como uma ingestão maior de cálcio, ferro, fibras, frutas e vegetais, corte as gorduras trans e certifique-se de que a ingestão de gordura saturada seja menos de 7% das calorias diárias.

A Associação Americana do Coração sugere comer peixe gordo pelo menos duas vezes por semana. Mulheres que tenham sido diagnosticadas com doenças cardíacas devem considerar cápsulas de ômega-3 como suplemento.

Embora 30 minutos por dia de exercícios moderados a vigorosos seja sempre recomendado, ter o seu sangue fluindo normalmente é indispensável durante a menopausa. Exercícios revigorantes são preferíveis para aumentar o nível HDL, e exercícios aeróbicos como corridas, natação ou pedaladas são boas opções. Se você não puder forçar muito seu coração, escolha algo menos exigente para o seu corpo, como jardinagem ou serviços de casa.

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