×
Loading ...

Como colher e usar a erva-cidreira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma erva perene, membro da família da hortelã. Ela possui um sabor de limão nítido e pode ser usada em receitas como um substituto da casca do limão. Ela tem um histórico de uso por suas propriedades medicinais que ajudam a relaxar e curar aftas. A erva-cidreira atinge até 60 cm de altura e atrai abelhas ao jardim. As folhas da planta podem ser usadas frescas ou é possível secá-las para armazená-las por mais tempo.

Instruções

A erva-cidreira tem folhas muito parecidas com as da hortelã (Eising/Photodisc/Getty Images)
  1. Colha a erva-cidreira regularmente para promover um crescimento compacto e denso. A melhor hora para colher é de manhã, em um dia ensolarado. As folhas frescas podem ser usadas em molhos, saladas, pratos à base de vegetais, recheios e como uma guarnição durante a refeição.

    Loading...
  2. Para uma colheita mais extensiva, corte as plantas 5 a 7,5 cm acima da superfície da terra. A erva-cidreira pode ser colhida várias vezes a cada estação.

  3. Espalhe suas folhas em uma superfície plana ou pendure feixes de cabeça para baixo. Certifique-se de que fiquem em um local bem ventilado, longe da luz solar. As folhas da erva-cidreira tendem a escurecer e perder parte de seu aroma ao secarem. A erva-cidreira seca é uma adição excelente em chás herbáceos e pode ser usada em pot-pourris (jarras com folhas secas para perfumar ambientes). As folhas também podem ser adicionadas em um banho morno para um aroma relaxante.

  4. Também é possível congelar as folhas da erva-cidreira frescas em cubos de gelo.

Loading...

O que você precisa

  • Barbante para fazer feixes
  • Bandejas de cubos de gelo

Referências

Loading ...
Loading ...