Como colocar pedras preciosas em um bisel

Escrito por stephanie maatta | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como colocar pedras preciosas em um bisel
Biséis funcionam com pedras preciosas de todos os tamanhos (golden jewelry image by Dozet from Fotolia.com)

O bisel representa uma das formas mais antigas de armação de joalheria. Ele segura com firmeza uma pedra enquanto garante proteção para seu centro e sua base. O bisel deve servir precisamente ao formato da pedra sem lacunas em que metal e pedra se toquem, garantindo posicionamento correto para a segurança da joia. Biséis funcionam com pedras preciosas brilhantes facetadas ou de cabochão, suaves e curvadas.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Um bisel segura uma pedra preciosa dentro de um aro ou anel metálico. Ele cerca completamente a gema, cabendo confortavelmente em seu redor. Biséis podem ter as costas abertas ou fechadas, sendo que a segunda expõe a base da pedra. As bordas do bisel vêm em estilos lisos, arredondados ou modelados especialmente.

Preparando o bisel

Biséis precisam de cortes precisos para servirem à gema. Corte o metal em uma faixa que meça entre 0,25 mm e 0,35 mm de grossura e que seja comprida o bastante para conter os arredores da circunferência da pedra com segurança enquanto segue sua curvatura. Pedras maiores requererão faixas mais grossas para um suporte adequado; o tamanho e a altura da pedra ditam o comprimento e a altura da faixa de metal. A borda do bisel é moldada pela dobragem e pelo polimento da borda que se alinha com o quadro da gema.

Colocando a pedra

A faixa metálica segura a pedra, e suas pontas são cortadas e preparadas para formar uma junta limpa. O joalheiro solda as pontas do metal em uma única peça, formando uma junção invisível. A pedra é então colocada dentro do bisel finalizado novamente para garantir um encaixe adequado, mas não é permanentemente posicionada até que o metal tenha sido polido. A pedra não pode ficar muito folgada e balançar ou se deslocar dentro do bisel, e nem tão apertada a ponto de ser forçada a caber dentro do aro.

Alinhamento correto

Verifique a gema e certifique-se de que o alinhamento está correto uma vez que ela seja colocada no bisel. Nenhuma lacuna deve aparecer entre a pedra e o aro da estrutura, cuja espessura deve parecer regular nos arredores da pedra. A gema é repousada dentro do aro com a borda do bisel nivelada com a base da pedra, e o topo desta se eleva levemente sobre o anel metálico.

Como colocar pedras preciosas em um bisel
A gema repousa no bisel com a curva da pedra repousada contra o metal (opal ring image by Edsweb from Fotolia.com)

Considerações adicionais

Biséis garantem certo grau de proteção para pedras preciosas frágeis, evitando que sejam danificadas. Eles também são estruturas apropriadas para pedras cabochão, que não requerem luz para valorizar a estrutura. Graças ao fato de que biséis são feitos a partir de faixas de metal personalizadas para cada gema, eles funcionam bem com pedras de formatos exóticos.

Como colocar pedras preciosas em um bisel
Biséis valorizam pedras de cabochão (garnet gemstones image by Julianna Olah from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível