Comida e Hábitos à Mesa dos Franceses

Escrito por barbara diggs | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comida e Hábitos à Mesa dos Franceses
Os franceses comprar seus alimentos frescos no mercado (vegetables market image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com)

Os franceses são ensinados a apreciar a boa comida desde cedo e se orgulham da reputação culinária de seu país. As comidas podem variar, dependendo da região, das carnes da Normandia à cozinha leve e Mediterrânea da Provença. Os franceses comem três vezes ao dia sem lanches entre as refeições. O café da manhã é a refeição mais leve, normalmente contando apenas com café e pão, seguido de um almoço farto e um jantar à quatro ou mais pessoas.

Outras pessoas estão lendo

Pratos à base de carne

Um almoço típico da França tem algum tipo de carne como prato principal, seja de boi, de porco, de aves ou de animais silvestres. Os franceses costumam comprar carne fresca do açougueiro, onde podem ver o pedaço antes de comprar e podem negociar os melhores pedaços. Pratos típicos franceses à base de carne incluem Coq au Vin (galo ao vinho tinto), Cassoulet (feijão cozido com toucinho, carne de pato ou de carneiro), Confit de Canard (pato "conservado") e bife tártaro (carne moída crua). Os franceses também gostam bastante de linguiça e costumam comer charcuterie (linguiça, presunto e fiambres cortados) como tiragosto antes do prato principal. Finalmente, em várias regiões da França, as entranhas de animais são partes fundamentais para a cozinha tradicional. Pratos feitos à bases de órgãos incluem moela de frango, dobradinhas, salsichas de tripas e foie gras (patê de fígado de pato ou de ganso)

Verduras e Legumes

Na França, as verduras e os legumes não são partes importantes de uma refeição. Normalmente são servidos como acompanhamentos ou como parte do prato principal. Ainda assim, apesar de seu status como coadjuvantes, os franceses prestam bastante atenção à frescura e qualidade de suas verduras. De acordo com o site Traditional French Food, quando os franceses vão comprar legumes no mercado, eles escolhem os produtos mais maduros ao invés dos mais vistosos. Eles entendem que a qualidade do vegetal é o que decide se a refeição fica boa. Legumes bastante populares na França incluem cogumelos, alhos-porós, feijões de corda, tomates, cebolas e uma variedade de verduras verdes, como acelgas e alfaces. O prato à base de legumes mais famoso da França é o ratatouille, um prato provençal feito de berinjela, abobrinha, tomates, cebolas e uma variedade de ervas,

Queijo

O queijo é uma parte indispensável da cozinha francesa. É sempre servido depois do prato principal e antes da sobremesa. Como o site sobre queijos franceses mostra, a França abriga aproximadamente 500 tipos diferentes, e cada região da França tem suas especialidades. Por exemplo, na Normandia, você vai se deparar com os queijos Camembert e Pont-L'Eveque enquanto que na Borgonha você pode esperar por queijos Époisses e Chaource. Outros queijos bastante populares incluem o Brie, o Beaufort, o Chantal, o Munster e o Roquefort.

Comida e Hábitos à Mesa dos Franceses
Diversos tipos de queijo o esperam na França (cheeses image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com)

Pães

Os pães não são apenas um elemento icônico da França. Os franceses de fato comem bastantes pães frequentemente. São um acompanhamento comum de toda mesa de jantar e também são comidos no café da manhã, fatiados ao meio e levando geleia e manteiga (tartine au berre). Um pão bastante conhecido da França é o croissant, geralmente comido no desjejum com café. Os pães da França não tem a mesma variedade imensa dos queijos, apesar de ter dos pães brancos, crocantes e redondos aos pães escuros com nozes.

Sobremesas

Sobremesas são uma especialidade particular da França. Ao andar nas ruas de qualquer cidade grande francesa, é quase impossível não se deparar pelas confecções brilhantes à mostra nas vitrines das padarias e lojas de doces. As sobremesas mais famosas incluem bombas de chocolate (ou de baunilha, café ou pistache), Baba Rhum, torta de maçã ao avesso (tart tartin), mousse de chocolate e Claufoutis aux Cerises (flan de cereja). Apesar da ubiquidade destes pratos, as porções vistas nas lojas costumam ser reservadas apenas para ocasiões especiais. Em uma noite comum, os franceses costumam comer frutas de sobremesa.

Comida e Hábitos à Mesa dos Franceses
Pavê é outro exemplo de sobremesa bastante vista na França (parfait image by martine wagner from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível