Comidas natalinas russas

Escrito por jessica jachim | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comidas natalinas russas
O Natal russo é uma tradicional celebração festiva (Christmas supper image by Mladenov from Fotolia.com)

Todos os anos, no dia sete de janeiro, famílias russas reúnem-se em volta de mesas cobertas por toalhas bordadas a mão, decoradas com fios de palha e iluminadas pela luz de altas velas brancas para celebrar o Natal russo. A tradição natalina russa predominou mesmo durante a proibição da expressão religiosa, decretada pelo regime comunista em 1917. Após a queda do comunismo, as famílias russas voltaram a celebrar abertamente essa data comemorativa. As comidas típicas do Natal russo continuam a ser transmitidas de geração para geração pelas famílias de descendência russa, para serem apreciadas e desfrutadas ao redor do mundo a cada ano. Essa tradicional data festiva é celebrada com uma ampla variedade de pratos russos autênticos.

Outras pessoas estão lendo

Acompanhamentos natalinos russos

Sochivo é um alimento tradicional à base de trigo, servido como prato principal na noite de Natal. Na Rússia, o trigo é um dos mais importantes alimentos básicos, tendo sido apelidado de "matéria da vida". Ele é lavado e fervido até ficar macio, e então misturado a sementes de papoula moídas, açúcar, mel e sal. O prato é então coberto com nozes picadas. Kutia é um prato tradicional à base de arroz. Os grãos são fervidos e cozidos até ficarem macios. Depois de escorrido, o arroz é misturado com sal, canela e açúcar. Uvas passas também são incorporadas à mistura, que então são cozidas com o arroz e temperos em fogo baixo, servindo-se após esfriar.

Comidas natalinas russas
O trigo é o ingrediente básico de muitos pratos russos (wheal grains and wooden spoon image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Pratos principais do Natal russo

Leitão é um tradicional prato natalino russo. Após ser escaldado, esfrega-se o interior do leitão com sal. A parte de fora é pincelada com creme azedo e borrifada com manteiga derretida. Assado em forno quente por uma hora e meia, a pele torna-se dourada. Ele é servido em uma assadeira grande com uma guarnição de legumes ou frutas. As entradas são normalmente servidas junto a outros pratos principais, como sopa de chucrute com zaprashka (condimento de coloração marrom usado para engrossar sopas e temperar legumes); pão do tipo lenten (também chamado de pagach), que representa Jesus, o pão da vida; e Bobal'ki, pequenos pãezinhos regados com mel e polvilhados com sementes de papoula.

Comidas natalinas russas
O mel simboliza felicidade, sucesso e paz no ano vindouro (honey image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Sobremesas natalinas russas

Koliadki são biscoitos russos feitos com ovos e açúcar. Sua massa é enrolada e modelada em formato de quadrados, e eles são conhecidos por seu recheio de tvorog (espécie de queijo cottage) e cobertura de açúcar. Os koliadkis são entregues aos cantores de Natal quando eles batem às portas das famílias durante a temporada natalina. Frutas em conhaque compõem a bebida de sobremesa, feita com figos, tâmaras e nozes. As frutas são adoçadas com canela, baunilha, sementes de cardamomo, cascas de limão e açúcar. Elas são então colocadas em garrafas altas de vidro e o conhaque é despejado sobre elas até preencher a garrafa. Essa marinada doce é deixada de molho por três semanas em local ao abrigo da luz, até absorver o conhaque, e então é servida. As garrafas de bebida são frequentemente dadas como presente durante a época do Natal.

Comidas natalinas russas
A tradição do Natal russo resistiu à proibição da expressão religiosa aberta durante o regime comunista (red wine image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível