Comidas tradicionais da Semana Santa na Espanha

Escrito por marie modotti | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Comidas tradicionais da Semana Santa na Espanha
Uma procissão na Semana Santa (cruz en el hombro image by Pablo Armelles from Fotolia.com)

A Semana Santa é uma das maiores festas realizadas na Espanha. Ela é celebrada na semana que antecede a Páscoa. Como uma nação católica, a maioria dos espanhóis segue a Semana Santa, que marca o fim da quaresma. A Espanha conta com comidas tradicionais consumidas durante essa época que refletem as tradições religiosas e culturais.

Outras pessoas estão lendo

Origens

A Semana Santa é a semana que antecede a Páscoa, feriado que, de acordo com a página da BBC sobre religião, os católicos usam para lembrar da última semana da vida de Jesus. Essa semana se estende desde a Segunda-feira Santa até o Sábado Santo, terminando com o domingo de Páscoa.

Na Espanha, essa semana é comemorada com uma série de marchas e procissões, especialmente na região de Andaluzia, no sul da Espanha. O cristianismo foi introduzido no país em 100 dC e, de acordo com o livro "Food Culture in Spain", de F. Xavier Medina, a religião moldou a cozinha do país.

Quaresma

A Quaresma na Espanha conta com uma culinária especial. O site andalucia.com aponta que, de acordo com as tradições religiosas, os católicos devem se abster de comer carne durante a Quaresma e, principalmente, durante a Semana Santa. Contudo, até mesmo os pratos sem carne lhe darão água na boca.

Ensopados de peixes

Uma vez que a carne é normalmente proibida, muitos dos pratos servidos durante a Semana Santa são feitos com peixe. De acordo com o site andalucia.com, os especiais do dia de diversos restaurantes apresentarão pratos com peixes e vegetais. Um prato especialmente típico é feito de grão de bico, espinafre e bacalhau. Algumas receitas deixam o bacalhau de lado para tornar o prato uma refeição vegetariana. Esse prato também tem bastante alho refogado no azeite, junto com alho-poró. Grãos de bico cozidos são também adicionados. Por fim, são também adicionados o ensopado de bacalhau e espinafre picado, criando o saboroso prato típico, de acordo com o website typicallyspanish.com.

Comidas tradicionais da Semana Santa na Espanha
Ensopado de bacalhau (Cioppino image by Karin Lau from Fotolia.com)

Sopa de alho

De acordo com o "Food Culture in Spain", outro prato importante durante a Semana Santa é uma sopa feita de alho. Essa sopa tem como ingredientes o alho, azeite, pão, água e ovos. Ela é normalmente servida no norte da Espanha, em tigelas de barro, para aquecer o seu corpo e espírito.

Comidas tradicionais da Semana Santa na Espanha
Sopa (the soup image by Ilja Mašík from Fotolia.com)

Sobremesas

Durante a Semana Santa, diversas sobremesas de dar água na boca são servidas. O arroz con leche, ou arroz doce, é tipicamente servido durante essa época. A maioria das padarias fazem a comida tradicional da Semana Santa como as torrijas, de acordo com o website andalucia.com. As torrijas são as nossas rabanadas. O pão amanhecido é encharcado no leite e em seguida mergulhado em ovos. As fatias de pão são fritas em ambos os lados e recebem uma cobertura de canela, açúcar e mel, de acordo com o typicallyspanish.com.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível