Ar condicionado central x individual

Escrito por emily beach | Traduzido por leslie sasson cohen
Ar condicionado central x individual
O sistema de ar-condicionado pode ser central para ambientes grandes ou individual para ambientes pequenos (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Condicionadores de ar são equipamentos usados para refrigerar tanto ambientes residenciais quanto comerciais. A maioria das construções está equipada ou com um sistema central de ar-condicionado ou com equipamentos individuais, que são instalados nas janelas. Cada um dos sistemas apresenta vantagens e desvantagens. O sistema de ar-condicionado central utiliza uma rede de dutos para transportar o ar frio por todo o ambiente, enquanto unidades individuais são aparelhos independentes instalados nas janelas para refrigerar o ar de um cômodo ou área pequena.

Instalação

Condicionadores de ar individuais são aparelhos de instalação relativamente fácil. São instalados em uma janela aberta e fixados com o uso de ferramentas e prendedores comuns. Apesar do seu peso, a instalação destes aparelhos não exige nenhum tipo de habilidade específica ou conhecimento especializado.

O sistema de ar-condicionado central requer a canalização de todo o ambiente. Esses dutos são normalmente instalados no teto e sua instalação pode ser difícil para os adeptos da bricolagem. Todo o equipamento deve ser medido e sua instalação deve ser ajustada para garantir que o sistema possa refrigerar o ambiente de maneira adequada.

Custos

Um aparelho de ar-condicionado individual é relativamente econômico e pode ser instalado pelo próprio usuário. Um sistema de ar-condicionado central pode ser muito caro devido ao custo de canalização, ferramentas e serviço de instalação. Por consumir mais energia, sistemas centrais também são mais caros do que aparelhos individuais, mas o uso de múltiplos aparelhos individuais em uma casa pode acabar igualando o seu custo ao do sistema central.

Benefícios

O sistema de ar-condicionado central pode, geralmente, usar a mesma rede de dutos utilizada pelos sistemas de aquecimento e ventilação e isso pode reduzir drasticamente os seus custos de instalação. Sistemas centrais também são capazes de refrigerar toda a casa ao mesmo tempo, o que pode representar conforto para seus ocupantes, especialmente em períodos de clima quente. Esse sistema pode ser programado para ligar e desligar automaticamente conforme a necessidade por meio de um temporizador ou termostato.

Aparelhos individuais são mais econômicos e fáceis de instalar. Requerem pouca ou nenhuma manutenção e são fáceis de controlar e operar.

Desvantagens

Aparelhos individuais apresentam risco à segurança porque ladrões podem removê-los facilmente e entrar na casa. Eles devem ser removidos e reinstalados todo verão, o que pode ser difícil devido ao seu peso. Estes aparelhos geralmente não duram muito, então os custos de substituição podem ser altos.

O sistema de ar-condicionado central é ineficiente porque não pode ser usado para resfriar apenas um cômodo. Para usuários que precisem resfriar apenas poucos cômodos, este sistema resultará em um grande desperdício de energia, além de requerer bastante manutenção ao longo do tempo, o que pode ser caro.

Considerações

Ao fazer a comparação entre aparelhos individuais e sistemas centrais, compradores deveriam também considerar o uso de sistemas do tipo split (dividido). Conhecidos como mini-splits, estes aparelhos consistem de um compressor externo e de um ventilador interno ligados por um tubo. Oferecem a eficiência da unidade individual de janela com a segurança e duração do sistema de ar-condicionado central. Sistemas split são também bastante econômicos e podem ser usados tanto para resfriar vários ambientes ou um único cômodo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível