Por que meu ar condicionado está cheio de água?

Escrito por t.j. allen | Traduzido por evelin beatriz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu ar condicionado está cheio de água?
Condensação (condensate on the water bottle image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

Quando há acúmulo de água em seu ar condicionado, o primeiro lugar a se olhar é o cano de condensação entupido. No entanto, a resposta mais simples nem sempre pode ser a única resposta; há vários componentes do sistema de ar condicionado. Aqui você terá uma compreensão básica do sistema de ar condicionado e como ele funciona.

Outras pessoas estão lendo

Ar Refrigerado

O gás Freon dentro do sistema de ar condicionado é projetado para transferir o calor de sua casa para fora. Este movimento de calor permite que sua casa esfrie. O manipulador de ar está dentro da casa, juntamente com a ventoinha que circula o ar. Normalmente, o manipulador de ar (chamado um evaporador) e o ventilador estão em uma unidade em conjunto, e o filtro fica sempre perto. O Freon leva o calor que recolhe no evaporador e é bombeado para fora da unidade de condensação onde o ventilador sopra o calor, e gás mais frio é bombeado de volta para a casa.

Condensação

A umidade é deixada no evaporador quando o ar quente no interior do evaporador encontra-se com o frio. O evaporador funciona no mesmo princípio de acumulação de água (condensação) do lado de fora de um vidro frio. Como um descanso de copo recolheria água da sua bebida o tabuleiro recolhe a água do evaporador e a faz fluir para fora do cano de condensação, que geralmente leva a água para fora da casa.

Entupimento

Existem várias razões para para o cano de condensação entupir. Uma delas é que o evaporador pode estar cheio de detritos, como cabelos ou poeira. O evaporador não funcionará corretamente e o nível de umidade será maior em sua casa e no manipulador de ar; algumas algas também crescem no tabuleiro e o cano entope. No inverno, quando as unidades de ar condicionado não são usadas, o lodo, algas ou pragas podem obstruir o cano.

Prevenção

Manutenção preventiva regular resolve muitos problemas. Um filtro de ar pode ser substituído uma vez por mês, mas para uma casa com animais ou cigarro, ou ainda durante um período seco, pode ser necessário trocar um filtro com mais frequência, mantendo a limpeza do evaporador. Ocasionalmente, derrame um pouco de água sanitária no cano para matar as algas. Uma empresa de ar condicionado irá remover toda a sujeira do evaporador e do condensador do lado de fora para permitir que o sistema funcione apropriadamente. Isto irá permitir um ar condicionado com maior tempo de vida e com redução dos custos.

Desentupindo o Cano

Se o cano de condensação está entupido, há várias coisas que podem ser feitas para liberar a obstrução. A melhor maneira é tentar remover a obstrução usando um aspirador; ele irá puxar a sujeira para o lado de fora. Se o cano for removível, você pode retirá-lo para fazer uma limpeza com mangueira de água. Não é recomendado que você use limpador de cano. Se você não puder remover a obstrução, chame um profissional do ramo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível