Mais
×

Como ser confiante diante de valentões

Atualizado em 17 abril, 2017

Lidar com um valentão pode ser frustrante, estressante e, em casos extremos, opressivo. Independente do bullying ser emocional ou físico, ele não é aceitável e não deve ser tolerado. Tomar atitudes por si mesmo mantendo-se confiante diante de um valentão é essencial para se defender deles. Com um pouco de prática você ganhará a confiança para ignorar ou confrontar a atitude dos valentões com facilidade.

Instruções

Valentões não se limitam à escola e são frequentemente encontrados em ambientes de trabalho e outros locais públicos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Avalie a situação em que você se encontra e que envolve o valentão e se o bullying ocorre ou não em lugares privados ou públicos.

  2. Escreva uma lista dos episódios de bullying sofridos e inclua detalhes e datas de cada evento para manter uma sequência de evidências. Sua lista será útil ao lidar com figuras de autoridade (tais como o chefe ou o diretor da escola), para ajudá-lo a contar seu lado da história.

  3. Converse com um amigo próximo, membro da família ou chefe (se o bullying está ocorrendo no local de trabalho) sobre a situação. Compartilhar os problemas que estão ocorrendo devido ao bullying ajudará a solucionar o conflito e encontrar soluções com aqueles em quem você confia.

  4. Use um espelho para praticar uma simulação de confronto com o valentão. Isso o ajudará a observar sua própria postura e aspecto ao falar. Mantenha a postura reta e confiante ao confrontar o valentão sem agir agressivamente, para mostrar sua seriedade em relação ao assunto.

  5. Estabeleça limites quando um valentão o confrontar ou começar a provocá-lo, dizendo a ele para parar ou deixá-lo em paz.

  6. Evite um valentão desagradável ignorando os aborrecimentos, provocações e ofensas verbais. Eles frequentemente gostam de enervar os outros, por isso evitar um valentão mostrará a ele que você não está disposto a lhe dar atenção.

  7. Denuncie o valentão à administração da sua escola ou ao departamento de recursos humanos do seu local de trabalho redigindo uma reclamação formal. Isso não favorecerá o valentão e agirá como um aviso para futuras ações que ele cometa.

Dicas

  • Evite ser influenciado por comportamentos negativos se tornando, você mesmo, um valentão, mesmo que para se defender. Em vez disso, denuncie-os às figuras de autoridade apropriadas independente de você estar recebendo ofensas físicas ou verbais.
  • Entenda que valentões geralmente são inseguros ou têm problemas pessoais e que você não é o verdadeiro alvo. Seja confiante e conheça e ame quem você é, em vez de se sentir pressionado a se encaixar ou mudar. Ter autoestima irá ajudá-lo a se sentir confiante, em vez de angustiado.

O que você precisa

  • Espelho
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article