Conflitos na motivação de comportamento dos consumidores

Escrito por christina callaway | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Conflitos na motivação de comportamento dos consumidores
O comportamento do consumidor pode ser influenciado por seus ambientes e experiências (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

O comportamento do consumidor é motivado por pensamentos, sentimentos e crenças. Essas motivações podem persuadir uma pessoa a realizar uma compra, contratar um serviço ou escolher uma marca de produto. Cada decisão do consumidor pode ser influenciada por sua consciência de uma marca, seu ambiente imediato ou suas ações em relação ao produto. Consciência, ambiente e ações são importantes para entender, já que elas são a base de influência e conflito na motivação do comportamento consumidor. Os desenvolvedores das áreas de marketing e de negócios precisam considerar esses elementos para reduzir o efeito das motivações conflitantes, para criar valor para o consumidor, para desenvolver campanhas de marketing com comunicação eficaz e para gerar soluções rentáveis.

Outras pessoas estão lendo

Conflitos no ambiente do consumidor

O ambiente de um consumidor pode incluir qualquer fator relativo que ele perceba ao seu redor. Isso pode ser simples como o design da loja ou a embalagem do produto, informação de preço, o nome da marca ou a propaganda. O ambiente do consumidor também pode incluir os comentários de outros consumidores, os designs dos sites ou até as expectativas sociais. Os ambientes influenciam muito os conflitos na motivação dos consumidores ao fazerem uma comprar, e aqueles que cuidam do marketing precisam entender que o ambiente pode estimular diferentes consumidores a tomarem diferentes ações.

Por exemplo, um negócio pode tentar motivar o comportamento de compra do consumidor através de promoções ou embalagens atrativas. No entanto, a motivação do consumidor pode ser influenciada por um amigo que conta uma experiência negativa com aquele produto. Além disso, um serviço ao consumidor mal feito pode desencorajá-lo a fazer a compra, mesmo se ele precisar do produto. Isso mostra o problema conflitante de considerar apenas promoções e preço como motivadores. O ambiente imediato é dinâmico e pode causar conflitos inesperados na motivação do comportamento do consumidor.

Conflitos na motivação de comportamento dos consumidores
Conflitos no comportamento dos consumidores são influenciados pelo ambiente, pela consciência e pelas ações (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Conflitos na consciência e nas crenças dos consumidores

Os consumidores podem ser motivados por suas crenças, seu conhecimento e experiências passadas com um produto. Se esse nível de consciência não é consistente e positivo, as atitudes para com uma marca pode fazer com o consumidor escolha outro produto. Os conflitos causados pela consciência do produto também surgem da atenção limitada dada a considerações sobre o produto. Então, a consciência e as experiências positivas podem nem sempre levar às compras futuras do consumidor. Por exemplo, os consumidores podem ver centenas, até milhares de propagandas e mensagens todos os dias. Essa noção em si pode prejudicar a consciência, as crenças e até a memória do produto ou do serviço necessário. As motivações podem ser abrandadas simplesmente porque a memória do consumidor tem uma capacidade limitada de receber, priorizar e processar as mensagens. Quem trabalha com marketing pode se enganar ao pensar que a antiga performance ou as boas experiências levam os consumidores a priorizar seus produtos em suas futuras compras. A consciência e as crenças podem conflitar com o comportamento de motivação do consumidor.

Conflitos na ação do consumidor

O comportamento do consumidor é definido pelas ações tomadas diante do consumo, da compra e da rejeição de um produto. Essas ações são escolhas específicas e intencionais para fazer, recusar ou adiantar uma compra. Os conflitos surgem de interações e trocas envolvidas no processo de decisão do consumidor. Quando ele escolhe fazer a compra, suas motivações são ativadas. Essas motivações são uma integração de pensamentos e sentimentos, consciência e crenças influenciadas pelo ambiente. Por mais que as ações sejam relacionadas a outras motivações de comportamento conflitante, elas devem ser observadas como um fato independente. A razão para isso está na teoria de que as motivações podem ser simplificadas na necessidade do consumidor por uma mercadoria de base, como gasolina, fraldas e água. Nesses caso, as motivações do consumidor são baseadas mais nas necessidades básicas e na disponibilidade e menos nas crenças ou na consciência. Os conflitos provindos das ações também podem ser ampliados pela necessidade de conforto e autoestima, como através de um carro novo ou a compra de roupas.

Características do comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor evolui constantemente por conta das interações e das trocas. O processo dinâmico de evolução do comportamento do consumidor envolve um ciclo contínuo de avaliação cognitiva, interpretação pessoal, compreensão do conhecimento e seleção de produtos. Os conflitos na motivação do comportamento do consumidor são afetados por essas características do processo de decisão. Para que se desenvolva programas de negócios e de marketing rentáveis, essas características precisam ser monitoradas e observadas continuamente. A vantagem de estudar os conflitos no comportamento do consumidor é que aqueles que cuidam do marketing levam e comunicam mais valor aos consumidores, visando influenciar as decisões de compra e minimizar as motivações conflitantes.

Conflitos na motivação de comportamento dos consumidores
As motivações de comportamento do consumidor são dinâmicas e imprevisíveis (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível