Quais são os quatro objetivos da Psicologia?

Escrito por bruce j. martin | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os quatro objetivos da Psicologia?
Psicologia é a ciência social da mente humana e sua interação com o ambiente (MRT vom Schädel image by Marem from Fotolia.com)

Psicologia é a ciência social da mente humana e sua interação com o meio ambiente. Desde o seu desenvolvimento moderno no século XIX, a psicologia se tornou uma ciência analítica e preditiva com numerosos subcampos. Como acontece com qualquer ciência, especialmente as ciências sociais, há limitações para o alcance do campo, mas a psicologia tem feito avanços significativos, concentrando-se em seus objetivos principais: descrição, explicação, previsão e mudança de comportamento.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

Ao descrever o comportamento, os psicólogos tentam entender o que é normal e aceitável e o que não é saudável. O comportamento observado inclui pensamentos, sentimentos, atitudes, metas, motivação, ações e reações. Psicólogos explicam o comportamento humano através de métodos como estudos de caso, observação, pesquisas, testes e estudos correlacionais.

Explicação

As tentativas dos psicólogos para explicar o comportamento refletem o objetivo fundamental de toda a ciência - a compreensão de nosso universo e nosso lugar nele. Vários teóricos, desde Freud e Jung até Skinner e Rogers, ofereceram várias teorias para explicar o personalidade, desenvolvimento e motivação. Explicações são limitadas, é claro, porque muitas vezes elas são culturalmente restritas, isto é, uma explicação não pode explicar um comportamento semelhante em uma cultura ou sociedade diferentes. A explicação é frequentemente determinada através da observação qualitativa e quantitativa, incluindo experimentação.

Previsão

A psicologia também tenta prever o comportamento. O objetivo da previsão é determinar quando um indivíduo fará escolhas saudáveis ​​ou não saudáveis, ou como um indivíduo irá atuar no ambiente e com estímulos. Considere as vantagens de prever se um estudante vai ser bem sucedido em uma certa universidade, com base no seu comportamento passado em um ambiente similar. Embora a previsão não seja infalível, ela permite que instituições e indivíduos façam escolhas com mais informações sobre seu futuro.

Mudança de comportamento

Modificar o comportamento pode ser saudável ou não, mas dentro de limites éticos, a psicologia tenta voluntariamente estimular indivíduos e grupos a mudar o comportamento para um ganho de saúde prolongado. Teorias da personalidade e desenvolvimento divergem quanto à melhor forma de incentivar mudanças de comportamento. Alguns comportamentalistas acreditam em reforço repetitivo, enquanto positivistas acreditam no discurso cognitivo honesto. A psicologia pode ser usada na educação, correção social e estruturas organizacionais para extração de comportamentos e atitudes preferidas.

Limitações

Como acontece com qualquer ciência, e especialmente na ciência social, a psicologia é limitada dentro de seus próprios objetivos. A descrição de um indivíduo, por exemplo, não pode prever o comportamento de um grupo. Usando experimentação e análise estatística e desenho em fontes múltiplas, a psicologia continua a se desenvolver, no entanto, em um respeitado campo de estudo que visa beneficiar a todos nós.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível