Conhecimentos básicos de marketing emocional

Escrito por roslyn frenz | Traduzido por fabiana silva
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Conhecimentos básicos de marketing emocional
A publicidade com tom emocional ajuda a comercialização de produtos para necessidades diversas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O lado racional contra o emocional é uma forma simples de pensar sobre o tom e as informações fornecidas em uma propaganda publicitária. Os apelos racionais visam as necessidades práticas dos consumidores. Os emocionais, as necessidades mais "suaves". Esses anúncios podem incluir apelos dirigidos aos sentimentos ou às necessidades psicológicas do consumidor. A decisão de criar uma propaganda com apelo emocional depende de vários fatores, incluindo o tipo de produto e as características dos prováveis consumidores (também conhecidos como mercado alvo).

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A hierarquia das necessidades de acordo com Maslow

Muitas vezes, as mensagens de marketing usam a hierarquia de Abraham Maslow da pirâmide de necessidades. Essa teoria da pirâmide lista as necessidades mais básicas na base e as mais satisfatórias no topo. Os níveis da pirâmide estão ligados a fatores demográficos específicos. Maslow acreditava que as pessoas de sucesso alcançavam cada nível da pirâmide sistematicamente. Se as necessidades nos níveis mais baixos não eram atendidas, a pessoa poderia adoecer ou ficar ansiosa. Ao criar um anúncio, os publicitários consideraram quais níveis de necessidade o produto visa. A maioria dos produtos é apresentada para atrair necessidades diferentes. Por exemplo, a comida em um restaurante poderia apelar para a necessidade fisiológica por comida, ou para a social de jantar com amigos. O tipo de necessidade determina o tipo de apelo emocional, norteando o anúncio.

Psicológico e segurança

As propagandas emocionais que focam as necessidades fisiológicas apelam para o senso de conforto físico do consumidor. Os anúncios psicológicos podem discutir a questão de saciedade do apetite de uma pessoa ou do alívio da dor. Apelos emocionais focados em segurança podem provocar medo nos consumidores, apenas para garantir que um determinado produto aliviará seus medos. Outros anúncios centrados em segurança discutem a saúde física ou a percepção de segurança.

Social e autoestima

Os apelos sociais focam nas emoções relacionadas aos sentimentos mútuos. A cooperação, o romance, a sexualidade e a culpa são apenas algumas das muitas emoções que os anúncios sociais exploram. Os anúncios humorísticos também costumam conter um elemento social. Os com ênfase na autoestima baseiam-se em sentimentos de orgulho pessoal, estilo, beleza e requinte do consumidor.

Autorrealização

A ponta da pirâmide de Maslow descreve a realização. Os apelos de autorrealização representam o sentimento de ambição, de aventura ou de prazer dos consumidores. Os produtos específicos para a autorrealização incluem itens que ajudam as pessoas a evitar as tarefas domésticas, produtos para entretenimento, artigos esportivos e jogos. Esses anúncios apresentam um ambiente de curiosidade ou de alegria.

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