Desafios e oportunidades do comportamento organizacional

Mudar o comportamento organizacional é um esforço de colaboração

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O universo dos negócios é uma indústria agitada e competitiva em um mundo em constante mudança. À medida que as necessidades das organizações mudam, a sua liderança e dinâmica interna devem ser reconsideradas e alteradas. O conceito do comportamento organizacional é importante, pois proporciona oportunidades e desafios significativos. Embora o comportamento organizacional varie de uma empresa para outra, a sua importância é universal.

Definição

O comportamento organizacional é a análise da dinâmica do ser humano dentro de uma organização. Ele ajuda os profissionais de recursos humanos e líderes do negócio a compreender as relações existentes entre eles e seus funcionários. Além disso, revela muito sobre a interação entre os funcionários de um mesmo nível. Embora o comportamento organizacional varie de uma organização para outra, a sua natureza carrega implicações significativas.

Desafios

O comportamento organizacional é baseado nas aspirações, princípios éticos e metas de uma empresa. Ele alimenta a própria natureza da organização e a direção que ela toma. Mais importante ainda: é um preditor significativo do potencial de sucesso da empresa. Um comportamento organizacional ineficaz ou equivocado pode efetivamente prejudicar a competitividade de uma empresa. O principal desafio oferecido pelo comportamento organizacional é a reforma. Se uma empresa é afetada por uma liderança ineficaz, uma ética de trabalho deficiente ou pela falta de motivação do funcionário, mudar esse cenário é uma aventura e tanto. Outro desafio importante do estudo do comportamento organizacional é determinar onde os problemas se encontram e como corrigi-los. As questões podem variar em grau e gravidade, por isso, o sucesso da abordagem depende de sua estratégia.

Oportunidades

O comportamento organizacional é um meio que oferece oportunidades significativas de mudança. Uma vez que o de uma empresa é identificado e analisado, as áreas que apresentarem problemas podem ser trabalhadas. Além disso, essa análise pode revelar oportunidades de melhoria desconhecidas de aspectos que já são fortes. Por exemplo, uma organização com um ótimo resultado de vendas pode introduzir novos pacotes de recompensa ou de incentivos para seus vendedores para impulsionar ainda mais a produção. Alternativamente, se o desempenho de vendas dessa mesma empresa for insatisfatório, a gerência pode avaliar sua liderança ou introduzir novos programas de treinamento para lidar com os pontos fracos de cada funcionário e, depois, prosseguir com incentivos à medida que o desempenho aumenta.

Fundamento

A liderança é o catalisador para um modelo de comportamento bem ou mal- sucedido. Não existe um modelo universalmente eficaz. O que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra. Um estilo de liderança autocrático implica controle direto sobre os trabalhadores. Ele salienta a subordinação e a obediência. Infelizmente, isso pode afetar a produtividade se a liderança for muito controladora ou não estiver atenta às necessidades dos funcionários. O modelo de custódia visa o ganho financeiro para a organização e para seus colaboradores que, por sua vez, trabalham com a empresa por segurança, como bons salários e benefícios. O estilo de liderança de suporte visa o incentivo e o carinho. Os funcionários são elogiados e reconhecidos pelo bom desempenho. E, finalmente, a abordagem da liderança colegial que é baseada no trabalho em equipe. Os funcionários trabalham com a gerência em vez de para ela. Eles têm uma maior autonomia, pois se espera que administrem o próprio comportamento e a ética profissional.

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