Consequências da violência no namoro adolescente

Escrito por nicole whitney | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Consequências da violência no namoro adolescente
Conheça os sinais de abuso em um namoro adolescente (teen romance image by .shock from Fotolia.com)

Quase 30% dos adolescentes reportam abusos nas suas relações de namoro. De acordo com o Serviço de Referência da Justiça Criminal dos Estados Unidos, violência e assédio no namoro podem levar a lesões graves para as suas vítimas, cura mais fraca tanto mental quanto física, mais "alto risco" de comportamentos desviantes e aumento da evasão escolar. As desastrosas consequências do abuso acompanham alguns adolescentes até a maioridade.

Outras pessoas estão lendo

Perda de respeito

Na maioria das vezes, o assédio e os xingamentos acompanham a violência física. O agressor pode até colocar a culpa do seu comportamento na vítima, levando-a a sentir uma falta de autorrespeito. O agressor em um relacionamento adolescente violento pode se sentir alienado e ficar deprimido conforme perde o respeito e apoio de amigos que ficam sabendo do seu comportamento violento.

Relacionamentos futuros

Os relacionamentos podem ser bastante confusos para os adultos, mas a inexperiência de um adolescente na vida e no romance pode deixá-lo despreparado para definir o que faz com que um relacionamento seja saudável. Um adolescente que sofre abuso no namoro pode vê-lo como parte de um relacionamento normal. Isso pode abrir caminho para a tolerância de futuros abusos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que, como adultos, é mais provável que os adolescentes envolvidos em namoros violentos desenvolvam padrões comportamentais que contribuam para que eles se tornem vítimas ou pratiquem violência doméstica na idade adulta.

Abuso de substâncias

Uma pessoa que sofre abusos em um namoro adolescente violento pode não encontrar uma saída para a situação. Isso pode levar ao uso de drogas ou álcool como uma forma de lidar com o problema. Os Centros de Controle de Doenças relatam que meninas que sofrem violência nas suas relações são duas vezes mais propensas a usar drogas, álcool e tabaco, quando comparadas com outras meninas.

Atividade sexual perigosa

Um risco maior de engravidar e se engajar em comportamentos sexuais promíscuos e arriscados afeta uma adolescente envolvida em um namoro violento. Em comparação com meninas que não sofrem abuso, aquelas que sofreram violência física e sexual no namoro têm chances três vezes maiores de serem examinadas à procura de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e HIV, e uma probabilidade duas vezes maior de relatar um diagnóstico de DST, relata o Family Violence Prevention Fund.

Morte

Um estudo realizado pela Harvard School of Public Health indicou que a violência no namoro adolescente também aumenta o risco de tentativas de suicídio. No total, a violência no namoro adolescente leva a 1.300 mortes por ano nos EUA.

Mudanças na personalidade

Se um adolescente que você conheça estiver namorando, procure por sinais como perda de confiança, isolamento dos amigos e familiares, dificuldade em tomar decisões, evasão escolar, queda das notas, mudança na maneira como se veste e cuida de si mesmo ou a falta de interesse em coisas que costumavam ser importantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível