Mais
×

Como consertar persianas e mini persianas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você provavelmente abre e fecha as persianas da sua janela todas as manhãs e noites. Logo, qualquer problema de funcionamento torna-se uma fonte de irritação diária. Tente estes passos, mas tenha em mente que a maioria dos consertos feitos por você em persianas invalida a sua garantia.

Instruções

Apesar de práticas, as persianas podem apresentar problemas devido ao uso excessivo. (Rolladen 6 image by ciscoripac from Fotolia.com)

    Antes de começar o conserto

  1. Abaixe a persiana e ajuste as lâminas para a posição aberta utilizando a corda de inclinação ou bastão.

    Antes de começar o conserto, é importante deixar a persiana na posição aberta. (window blind image by mark humphreys from Fotolia.com)
  2. Desparafuse e retire a persiana do seu suporte. Coloque-a sobre uma mesa grande ou outra superfície de trabalho. Siga os passos a seguir de acordo com as suas necessidades para o conserto.

    Para fazer os ajustes necessários na persiana, deve-se desparafusá-la do seu suporte. (Screws are necessary for repair. image by Yuliya Tipukina from Fotolia.com)
  3. Retire as tampas de acabamento e presilhas do trilho inferior para expor os nós ou clipes que seguram as extremidades da corda de suspensão e da escada de corda.

  4. Se você quer substituir as escadas de cordas, desconecte-as. Do contrário, apenas desconecte as extremidades da corda de suspensão, que estão grampeadas ou amarradas ao trilho.

  5. Puxe as duas cordas de suspensão entre as lâminas até onde for necessário para remover as lâminas danificadas e colocar novas. Recoloque as cordas através das lâminas e firme-as ao trilho inferior. Por fim, instale as tampas de acabamento e presilhas do trilho.

    Como trocar lâminas danificadas (wooden slats 2 image by 34rl from Fotolia.com)
  6. Se você quer substituir as cordas de suspensão ou em escada, puxe as cordas para cima até a caixa superior.

  7. Para substituir as escadas de cordas, desconecte-as do tubo de inclinação na caixa superior e retire-as pelas laterais das lâminas. Passe as novas cordas através das lâminas e prenda as cordas ao tubo de inclinação e ao trilho inferior. Passe as cordas de suspensão pelas lâminas, alternando de um lado para o outro entre os degraus da corda, e prenda-os ao trilho inferior.

  8. Para substituir a corda de suspensão, puxe as duas extremidades até a caixa superior, sobre as polias. Se você não possui outra persiana para se basear, faça um diagrama simplificado antes de tirá-las.

    É importante fazer um diagrama antes de retirar as cordas. (black and white sketch image by Svetlana Turilova from Fotolia.com)
  9. Recoloque as duas extremidades da nova corda de suspensão na caixa superior e sobre a primeira polia. Direcione uma extremidade sobre a próxima polia e a outra através da caixa superior até a polia mais afastada. Passe ambas as cordas através das lâminas até o trilho inferior e firme-as. Instale as presilhas de trilho e tampas de acabamento.

  10. Pendure a persiana.

    Após o conserto, sua persiana ficará como nova (rainbow blind background image by Stephen Orsillo from Fotolia.com)
  11. Se você colocou novas cordas, nivele o trilho inferior. Dependendo do modelo, ajuste a fivela da corda de suspensão ou amarre as duas cordas juntas logo acima do pêndulo quando a barra inferior estiver nivelada. Corte as cordas, se necessário.

    Deve-se nivelar o trilho inferior após a instalação das novas cordas. (carpenters level image by Richard Seeney from Fotolia.com)

Dicas

  • Se você deseja substituir as cordas da sua persiana, você pode cortar as cordas de substituição em dois pedaços com pelo menos o mesmo tamanho das cordas originais (uma é mais comprida que a outra), e amarrá-las ou grudá-las com fita adesiva às extremidades das cordas antigas. Logo, você puxa as novas para dentro ao mesmo tempo que puxa as antigas para fora.
  • Uma corda de suspensão em uma persiana pode ser composta de duas cordas separadas ou apenas uma enrolada presa à extremidade.
  • Enquanto as persianas estiverem sem as cordas, limpe bem as lâminas. É o jeito mais fácil!

O que você precisa

  • Cordas para substituição e escada de corda
  • Lâminas para substituição
  • Mesa grande ou outra superfície de trabalho
  • Tesoura ou estilete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article