Como construir e fortalecer relacionamentos com colegas de trabalho

Escrito por carola finch | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir e fortalecer relacionamentos com colegas de trabalho
O reconhecimento das conquistas dos colegas alimenta relacionamentos positivos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O foco na construção de relações positivas com os colegas de trabalho é fundamental na socialização com os novos contratados e na criação de um ambiente de trabalho produtivo e orientado para o grupo. Na verdade, pesquisas sugerem que cerca de 65% do que os novos funcionários aprendem sobre seus cargos vem de colegas de trabalho e apenas 15% de gestores. Mesmo os funcionários mais talentosos e socialmente adeptos podem ser prejudicados por um grupo disfuncional. As relações fortes com os colegas podem beneficiar não apenas os funcionários, mas as empresas também.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Tome uma atitude pró-ativa com os novos contratados e incentive os outros a fazer o mesmo, de modo a criar uma atmosfera de aceitação e abertura entre os colegas de trabalho. Ajude o novo funcionário a se sentir um membro do grupo através de convites para eventos sociais, como festas ou jantares.

  2. 2

    Compartilhe seu conhecimento com seus colegas. Todos têm conhecimento e experiência que podem beneficiar os outros.

  3. 3

    Demonstre uma atitude positiva em relação ao trabalho e aos seus colegas. Reconheça as conquistas deles e valorize suas contribuições no local de trabalho. Se alguma coisa negativa precisar ser dita a um colega, diga em particular e de uma maneira construtiva.

  4. 4

    Ajude os colegas quando possível, mesmo que o trabalho seja fora de suas atribuições e colabore nos projetos. Essa atitude criará um ambiente onde os colegas se ajudam mutuamente para realizarem o trabalho.

  5. 5

    Peça aos colegas para revisarem documentos importantes. Outros funcionários podem assegurar que seus documentos estão bem redigidos e fáceis de se entender. Eles podem oferecer sugestões que melhorarão o resultado final.

  6. 6

    Cumpra com seus compromissos. Prometer coisas que não se pode cumprir prejudicam os relacionamentos com os colegas. Construa uma reputação de uma pessoa que mantém sua palavra.

  7. 7

    Incentive os outros a compartilhar ideias para resolver problemas no local de trabalho. Tenha uma mente aberta e ouça o feedback. Lute para ser visto como uma pessoa que procura por soluções ativamente ao invés de alguém com todas as respostas.

  8. 8

    Preste atenção às preferências dos colegas, estilos de comunicação e hábitos diários. Ajuste-se aos estilos de trabalho e rotinas, por exemplo, não incomodando alguém até depois de seu café matinal. Pense nas preferências de contato antes de pegar o telefone ou mandar um e-mail. Os colegas de trabalho o verão como alguém que se dá ao trabalho de entendê-los.

Dicas & Advertências

  • Construa relacionamentos com os colegas fundamentados no respeito pelas habilidades singulares e diferenças. Aprenda a ver as diferenças como dons ao invés de como entraves aos relacionamentos.
  • Ouça ativamente quando os colegas falarem de modo a diminuir as chances de mal entendimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível