Contabilidade de recuperação de dívidas incobráveis

Escrito por cari haus | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Contabilidade de recuperação de dívidas incobráveis
A recuperação de dívidas incobráveis pode ser feita pelo método contábil baseado em fundos ou em regime de competência (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Quando um valor que tinha sido denominado como uma dívida incobrável é finalmente pago, isso constitui uma recuperação do valor. O tratamento contábil para essas dívidas recuperadas depende se a empresa utiliza o método com base em dinheiro ou em regime de competência.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Quando acreditam que o saldo das contas a receber não será arrecadado, muitos negócios denominam esse saldo como dívidas incobráveis. Isso retira a dívida não arrecadada dos livros para que o saldo das contas a receber seja um pouco mais aproximado do valor que será efetivamente arrecadado. O controle das dívidas incobráveis nos livros contábeis será bem ou mal realizado dependendo do método de contabilidade utilizado pela empresa, que pode ser com base em fundos ou em regime de competência. Se for utilizado o método contábil com base em fundos, não é necessário fazer nenhum registro para baixar ou recuperar a dívida incobrável; o dinheiro é simplesmente registrado como recebido. Entretanto, a contabilidade com base em regime de competência exige a realização de registros para apontar devidamente a recuperação da dívida.

Função

As empresas que lidam com recuperação de dívidas incobráveis o fazem por meio da criação de uma conta de "Provisão para Dívidas Incobráveis". Com base nas experiências passadas ou nas melhores estimativas que a empresa puder realizar, ele faz um registro para reduzir a renda tributável de modo proporcional ao valor esperado da dívida incobrável (o valor da provisão). Quando ela decide que uma conta a receber em particular não será arrecadada, ele recorre à provisão para pagá-la, fazendo um registro de crédito no saldo das contas a receber e um de débito nas despesas de dívidas incobráveis.

Quando há a recuperação de uma dívida incobrável, é necessário fazer outro registro contábil. Neste caso, as contas a receber serão debitadas conforme o valor recuperado e a conta de provisão será creditada. Além disso, haverá um débito de mesmo valor nos fundos do negócio, enquanto as contas a receber serão creditadas. Embora os registros de débito e crédito realizados nessas contas sirvam somente para a conciliação, eles são um bom meio de controle sobre a recuperação de dívidas incobráveis.

Benefícios

A contabilidade de recuperação de dívidas incobráveis mantém a demonstração do resultado do exercício mais precisa quando há a ocorrência de uma dívida incobrável. Ao criar uma provisão razoável para esse tipo de dívida, sempre que houver recebimento de renda, o uso de uma conta de provisão relaciona a despesa futura esperada com as dívidas incobráveis à renda recebida e reservada. Assim, essa provisão funciona como uma conta poupança para esse tipo de dívida, ajudando a empresa a planejar-se com antecedência e reservar fundos para as dívidas incobráveis. Além disso, a provisão também ajuda a impedir que se pague impostos sobre a porcentagem da renda que, futuramente, se tornará uma dívida incobrável.

Considerações

Para registrar a recuperação de dívidas incobráveis, uma empresa deve fazer alguma estimativa sobre a porcentagem das vendas que resultará nessas dívidas. Caso contrário, não é possível calcular o valor para a provisão. Além disso, as empresas precisam que suas demonstrações financeiras reflitam uma provisão para dívidas incobráveis e, assim, a sua recuperação terá que ser feita necessariamente por meio do método contábil com base em regime de competência, já que, conforme mencionado anteriormente, o método com base em fundos não considera as dívidas incobráveis nos registros financeiros.

Contribuições de especialistas

Os auditores gostam de analisar o nível de recuperação das dívidas incobráveis. Se uma grande porcentagem destas contas for recuperada posteriormente, a provisão poderia ser muito alta. De modo contrário, um pequeno recebimento de dívidas incobráveis, para a qual foram feitas muitas baixas, pode significar a manipulação da demonstração financeira. A empresa pode não querer que o banco ou terceiros saibam que uma porcentagem significativa do saldo das contas a receber é incobrável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível