Mais
×

Como um coqueiro se reproduz?

Atualizado em 17 abril, 2017

O coqueiro (Cocos nucifera) é a palmeira mais importante por causa de seus frutos. Essas palmeiras são cultivada em locais tropicais ao longo das costas da Flórida e Pacífico Sul e no litoral das Américas do Sul e Central.

Coqueiro carregado de frutos (coconut palm image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Crescimento

O coqueiro cresce até uma altura de 24 a 30 m, ele tem uma cobertura de folhas pinadas que possuem até 5,4 m de comprimento e 1,2 m de largura. Normalmente, o tronco do coqueiro é um pouco curvado e fino, com uma base maior do que a parte superior. As flores produzidas pelo coqueiro são de um tom amarelo brilhante se ele for do sexo masculino, e amarelo claro se ele for do sexo feminino. Elas surgem em uma inflorescência ramificada. O coqueiro também produz um fruto com uma casca espessa e fibrosa, que abriga a polpa, isto é, a parte comestível. A casca geralmente mede 30 cm de comprimento e 20 cm de largura, enquanto a semente tem de 12 a 15 cm de comprimento e de 8 a 10 cm de largura.

Anatomia do fruto

O fruto, ou drupa, produzido pelo coqueiro é constituída por um exocarpo, um mesocarpo e um endocarpo. Dentro do endocarpo está a semente. Naturalmente, a semente dentro do endocarpo é a fonte de propagação do coco. A semente contém um embrião e tecido de armazenagem de alimento. Esta semente pode ser acessada através de um poro no endocarpo do fruto.

Plantando coqueiros

Quando o coco faz um som de água se sacudido, ele está pronto para ser plantado. Os cocos devem ser posicionados de lado e plantados de 5,5 a 9 m de distância um do outro. Coqueiros prosperam em solos bem drenados, com um pH de 5,0 a 8,0 e em uma área onde eles recebam a luz solar direta. Normalmente, os meses de verão são a melhor época para plantar coqueiros. Uma vez que tenham sido plantados, eles podem ser transferidos em qualquer momento.

Germinação

O coqueiro produz frutos com três carpelos, o que é comum na família Arecaceae. Dois poros são fechados, enquanto um poro é aberto para o acesso da semente. Dentro do fruto do coco está a "maçã de coco", que absorve o endosperma, de modo que os brotos recebam açúcar e minerais a partir do endosperma. Conforme os brotos e a raiz crescem a partir da semente, eles rompem o mesocarpo e epicarpo e iniciam o processo de crescimento para formar um coqueiro.

Produção

Quando o coqueiro tem de seis a dez anos de idade, ele começa a dar frutos. A produção máxima de frutos pode levar até 15 ou 20 anos. O coqueiro produz geralmente de 50 a 200 frutos por ano até atingir os 80 anos de idade. Cada fruto leva quase um ano para se desenvolver na árvore antes de estar pronto para a colheita.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article