Mais
×

As cores usadas pelos sacerdotes católicos ao longo do ano

Atualizado em 20 julho, 2017

Na Igreja Católica Romana, a cor que um padre usa quando celebra a missa coincide com a cor litúrgica da temporada, as cores que a Igreja especifica para um determinado período ou dia no calendário religioso. O manto externo do sacerdote - a casula - e vestes suplementares, como a estola, espelham as cores que adornam a igreja. Atualmente, a Igreja designa preto, verde, vermelho, roxo e branco para o seu calendário litúrgico, com o rosa como uma sexta cor opcional. Cada cor possui algum tipo de significado simbólico para a Igreja.

Um padre católico usa uma casula para celebrar a missa (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Preto

A cor preta vem sido há muito tempo relacionada com a morte. Dentro da Igreja Católica Romana, o preto decora altares da igreja e paramentos sacerdotais durante missas celebradas pelos mortos. Alguns padres podem optar por usar casulas pretas e roupas suplementares correspondentes durante a Sexta-feira Santa em memória do sofrimento e morte de Jesus Cristo para expiar os pecados da humanidade. Casulas pretas também são vistas na Festa de Todas as Almas, honrando todos os mortos.

O hábito preto tradicional (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vermelho

O vermelho é a cor de vestimenta e indumentárias utilizadas durante o Pentecostes, quando os católicos acreditam que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos para nutrir e ajudá-los em sua missão de difundir a Palavra de Deus para o mundo. Os sacerdotes também usam vestes vermelhas durante as missas e festas que honram os Apóstolos e os mártires da fé. Para ajudar os católicos a recordar a dor do sofrimento de Cristo, as igrejas católicas apresentam roupagem vermelha, enquanto os sacerdotes colocam suas vestes vermelhas na sexta-feira. Apropriadamente, paramentos vermelhos acompanham a festa dos Santos Inocentes, que comemora a morte de crianças inocentes mortas pelo rei Herodes durante sua busca para erradicar o menino Jesus. A cor vermelha identifica sangue e fogo.

Vermelho, simbolizando o sangue de Cristo, é a cor litúrgica para a Sexta-feira Santa (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Violeta

O roxo representa um período de espera ou preparação na história da Igreja. Sacerdotes usam casulas violeta durante o Advento, período entre 21 e 28 dias antes do Natal, quando os católicos em todo o mundo esperam o nascimento de Jesus. Outro tempo de espera na Igreja Católica ocorre durante a estação da Quaresma, onde os católicos romanos se preparam e fazem-se dignos do sacrifício da morte de Jesus Cristo na cruz como a penitência final pelos pecados da humanidade. Durante a Quaresma, católicos de todo o mundo jejuam, se sacrificam e oram. Sacerdotes vestem estolas - não casulas - de cor violeta ao administrar o Sacramento da Penitência, quando uma pessoa recebe o perdão de seus pecados, depois de confessá-los em particular com um padre. Durante o sacramento da Extrema Unção - também chamado de último sacramento ou Santa Unção - o padre novamente veste sua estola violeta enquanto ele prepara espiritualmente uma pessoa que está morrendo para a vida após a morte.

O sacerdote veste uma estola violeta para administrar o Sacramento da Penitência (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Branco

Tonalidades brancas simbolizam um momento de celebração e alegria para a Igreja. Sacerdotes trajam casulas brancas para combinar com as cortinas da igreja e os lírios brancos que revestem o altar durante a época da Páscoa. Os sacerdotes vestem suas casulas brancas - também um símbolo de pureza - quando se comemora as festas da Virgem Maria, como Assunção, quando os fiéis acreditam que Deus conduz o corpo e a alma da mãe de Cristo para o céu. Além disso, a Igreja homenageia festas de anjos e dos santos não-mártires com branco. Sacerdotes usam vestes brancas quando presidem missas fúnebres.

Sacerdotes usam casulas brancas durante festas da Virgem Maria (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Verde

Durante os domingos e dias de semana em que a Igreja não realiza festas, os sacerdotes usam suas casulas verdes. Historicamente, o verde representa um momento de esperança, representado por plantas e árvores que crescem saudáveis. Paramentos verdes simbolizam um momento entre diferentes tempos litúrgicos, chamados Tempo Comum no calendário da Igreja. A Igreja designa o Tempo Comum como o período entre a celebração do Natal e da observância da Quaresma. Observa-se sacerdotes vestindo verde novamente à partir da Páscoa e até o início do Advento.

Casula verde (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Rosa

Você vê casulas cor de rosa apenas duas vezes durante o ano litúrgico: nos domingos de Gaudete e Laetare. O Gaudete é o terceiro domingo antes do Natal, durante o Advento. Laetare é o quarto domingo antes da Páscoa. O rosa, de acordo com a tradição da Igreja, simboliza um sentimento de antecipação para eventos importantes no calendário da Igreja; paramentos e decorações rosas são demonstrações da antecipação da Igreja ao nascimento de Cristo e Sua ressurreição.

Sacerdote usando vestes rosas (Chip Somodevilla/Getty Images News/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article