As cores usadas pelos sacerdotes católicos ao longo do ano

Escrito por ho-diep dinh | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As cores usadas pelos sacerdotes católicos ao longo do ano
Um padre católico usa uma casula para celebrar a missa (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Na Igreja Católica Romana, a cor que um padre usa quando celebra a missa coincide com a cor litúrgica da temporada, as cores que a Igreja especifica para um determinado período ou dia no calendário religioso. O manto externo do sacerdote - a casula - e vestes suplementares, como a estola, espelham as cores que adornam a igreja. Atualmente, a Igreja designa preto, verde, vermelho, roxo e branco para o seu calendário litúrgico, com o rosa como uma sexta cor opcional. Cada cor possui algum tipo de significado simbólico para a Igreja.

Outras pessoas estão lendo

Preto

A cor preta vem sido há muito tempo relacionada com a morte. Dentro da Igreja Católica Romana, o preto decora altares da igreja e paramentos sacerdotais durante missas celebradas pelos mortos. Alguns padres podem optar por usar casulas pretas e roupas suplementares correspondentes durante a Sexta-feira Santa em memória do sofrimento e morte de Jesus Cristo para expiar os pecados da humanidade. Casulas pretas também são vistas na Festa de Todas as Almas, honrando todos os mortos.

As cores usadas pelos sacerdotes católicos ao longo do ano
O hábito preto tradicional (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vermelho

O vermelho é a cor de vestimenta e indumentárias utilizadas durante o Pentecostes, quando os católicos acreditam que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos para nutrir e ajudá-los em sua missão de difundir a Palavra de Deus para o mundo. Os sacerdotes também usam vestes vermelhas durante as missas e festas que honram os Apóstolos e os mártires da fé. Para ajudar os católicos a recordar a dor do sofrimento de Cristo, as igrejas católicas apresentam roupagem vermelha, enquanto os sacerdotes colocam suas vestes vermelhas na sexta-feira. Apropriadamente, paramentos vermelhos acompanham a festa dos Santos Inocentes, que comemora a morte de crianças inocentes mortas pelo rei Herodes durante sua busca para erradicar o menino Jesus. A cor vermelha identifica sangue e fogo.

As cores usadas pelos sacerdotes católicos ao longo do ano
Vermelho, simbolizando o sangue de Cristo, é a cor litúrgica para a Sexta-feira Santa (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Violeta

O roxo representa um período de espera ou preparação na história da Igreja. Sacerdotes usam casulas violeta durante o Advento, período entre 21 e 28 dias antes do Natal, quando os católicos em todo o mundo esperam o nascimento de Jesus. Outro tempo de espera na Igreja Católica ocorre durante a estação da Quaresma, onde os católicos romanos se preparam e fazem-se dignos do sacrifício da morte de Jesus Cristo na cruz como a penitência final pelos pecados da humanidade. Durante a Quaresma, católicos de todo o mundo jejuam, se sacrificam e oram. Sacerdotes vestem estolas - não casulas - de cor violeta ao administrar o Sacramento da Penitência, quando uma pessoa recebe o perdão de seus pecados, depois de confessá-los em particular com um padre. Durante o sacramento da Extrema Unção - também chamado de último sacramento ou Santa Unção - o padre novamente veste sua estola violeta enquanto ele prepara espiritualmente uma pessoa que está morrendo para a vida após a morte.

As cores usadas pelos sacerdotes católicos ao longo do ano
O sacerdote veste uma estola violeta para administrar o Sacramento da Penitência (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Branco

Tonalidades brancas simbolizam um momento de celebração e alegria para a Igreja. Sacerdotes trajam casulas brancas para combinar com as cortinas da igreja e os lírios brancos que revestem o altar durante a época da Páscoa. Os sacerdotes vestem suas casulas brancas - também um símbolo de pureza - quando se comemora as festas da Virgem Maria, como Assunção, quando os fiéis acreditam que Deus conduz o corpo e a alma da mãe de Cristo para o céu. Além disso, a Igreja homenageia festas de anjos e dos santos não-mártires com branco. Sacerdotes usam vestes brancas quando presidem missas fúnebres.

As cores usadas pelos sacerdotes católicos ao longo do ano
Sacerdotes usam casulas brancas durante festas da Virgem Maria (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Verde

Durante os domingos e dias de semana em que a Igreja não realiza festas, os sacerdotes usam suas casulas verdes. Historicamente, o verde representa um momento de esperança, representado por plantas e árvores que crescem saudáveis. Paramentos verdes simbolizam um momento entre diferentes tempos litúrgicos, chamados Tempo Comum no calendário da Igreja. A Igreja designa o Tempo Comum como o período entre a celebração do Natal e da observância da Quaresma. Observa-se sacerdotes vestindo verde novamente à partir da Páscoa e até o início do Advento.

As cores usadas pelos sacerdotes católicos ao longo do ano
Casula verde (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Rosa

Você vê casulas cor de rosa apenas duas vezes durante o ano litúrgico: nos domingos de Gaudete e Laetare. O Gaudete é o terceiro domingo antes do Natal, durante o Advento. Laetare é o quarto domingo antes da Páscoa. O rosa, de acordo com a tradição da Igreja, simboliza um sentimento de antecipação para eventos importantes no calendário da Igreja; paramentos e decorações rosas são demonstrações da antecipação da Igreja ao nascimento de Cristo e Sua ressurreição.

As cores usadas pelos sacerdotes católicos ao longo do ano
Sacerdote usando vestes rosas (Chip Somodevilla/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível