Como seu corpo trabalha para controlar a pressão arterial?

Escrito por remy lo | Traduzido por marina bentti mourad
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como seu corpo trabalha para controlar a pressão arterial?
Vasos sanguíneos e artérias são capazes de expandir e contrair para regular e controlar a pressão arterial (Image provided by wgroesel)

Outras pessoas estão lendo

O coração

Nossos corpos trabalham de muitas maneiras incríveis para tentar se autorregular. Uma das maneiras como o corpo controla a pressão arterial é alterando o ritmo das batidas do coração, conhecidas como frequência cardíaca. Quanto maior a frequência cardíaca do corpo, maior a nossa pressão arterial será. A frequência cardíaca pode ser afetada por muitas circunstâncias diferentes, como doenças, temperatura corporal, níveis hormonais e até mesmo medicamentos. As ações de uma pessoa podem mudar dramaticamente a quantidade de sangue bombeado pelo coração, que é conhecido como volume sistólico (medido pela quantidade de sangue que é bombeado pelo coração em um minuto). Pela ampliação ou estreitamento das artérias através de um processo chamado de resistência periférica, o corpo evita que a pressão arterial mude drasticamente. Vasos sanguíneos e artérias são capazes de expandir e contrair para regular e controlar a pressão arterial.

Respiração

Outra forma que o corpo trabalha para controlar a pressão arterial é através da respiração. Uma respiração profunda e controlada pode reduzir picos de pressão arterial, diminuindo o ritmo cardíaco. Tudo relacionado ao sistema circulatório, nessas respirações profundas e lentas podem ajudar a relaxar o corpo. Programas de exercícios como yoga se tornaram popular por causa de seu impacto positivo sobre a pressão arterial através da meditação. A respiração profunda também contribui para o alívio do estresse, responsável por grandes alterações na pressão arterial devido a certas proteínas e hormônios que são liberados na corrente sanguínea. Uma pesquisa recente revelou que o bocejo também ajuda a regular a temperatura do cérebro. Respiração e transpiração são grandes processos que o corpo realiza para controlar a temperatura corporal, que é um fator que contribui para a pressão arterial.

Dieta

A ingestão de sódio tende a ter um efeito negativo sobre certos grupos de pessoas (incluindo os idosos, negros e pessoas doentes), fazendo com que sua pressão arterial seja maior. Nestes casos, alimentos processados e sal de mesa são os culpados, que fazem com que a pressão arterial suba. Alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas também podem obstruir as artérias e inibir a sua capacidade de se regular, expandindo e contraindo. Placas que se acumulam nas paredes das artérias devido ao alto teor de gordura trans, alimentos ricos em colesterol e ricos em sódio forçam o coração a trabalhar mais para bombear o sangue. Como a água que flui através de um pequeno tubo entupido, o sangue tem que ser empurrado com mais força pelo coração para obter os mesmos resultados, mesmo quando as artérias e células expandem ou contraem. Os alimentos que são ricos em fibras, cereais integrais e uma ampla variedade de frutas e vegetais (Incorporando o espectro de cores) são recomendados. Comer esses alimentos, junto com aqueles que fornecem cálcio suficiente e potássio, ajuda o corpo a manter as artérias limpas de placa.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível