Cortina de chuveiro de acetato de vinil etileno é perigosa?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cortina de chuveiro de acetato de vinil etileno é perigosa?
Cortinas de chuveiro de EVA não são perigosas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Acetato de vinil, mais conhecido como EVA, é um material comum, em cortinas de chuveiro. As cortinas de chuveiro de EVA não são perigosas. Elas são mais saudáveis do que as cortinas de chuveiro de plástico PVC, que podem liberar compostos orgânicos voláteis no ar, de acordo com o Centro de Saúde, Meio Ambiente e Justiça. As cortinas de chuveiro de EVA não contêm compostos orgânicos voláteis, mas precisam de manutenção, para evitar o crescimento de mofo.

Outras pessoas estão lendo

História

Em 2008, o Centro de Saúde, Meio Ambiente e Justiça publicou um relatório sobre as cortinas de chuveiro de PVC, sugerindo que 108 produtos químicos em cortinas de chuveiro de PVC poderiam causar muitas doenças, incluindo câncer. Alguns consumidores podem ficar confusos a respeito de que tipo de cortina de chuveiro precisam evitar. Muitos grandes varejistas pararam de vender cortinas de chuveiro de PVC em suas lojas. As cortinas de chuveiro de EVA não exigem um emoliente de plástico em seu processo de fabricação, ao contrário de cortinas de chuveiro de PVC. É esse emoliente que torna a cortina de chuveiro flexível, mas também contém compostos orgânicos voláteis, de acordo com o livro “The Body Toxic”.

Equívoco

O PVC é a abreviação de cloreto de polivinila. Cortinas de chuveiro PVC são comumente chamadas de cortinas de chuveiro de vinil, mas o "vinil" em acetato de vinil etileno é diferente da polivinila no PVC. O PVC contém cloro, enquanto o acetato de vinila, não. O EVA também é usado em adesivos, revestimentos para fios, filmes e brinquedos.

Outras vantagens

As cortinas de chuveiro de EVA também contêm duas outras vantagens significativas sobre as cortinas de chuveiro PVC. As cortinas de chuveiro de EVA não possuem o odor irresistível de plástico que desprende das novas cortinas de PVC. Esse "cheiro de cortina de chuveiro nova" pode provocar dores de cabeça e náuseas. As cortinas de chuveiro de EVA são biodegradáveis, ao contrário das cortinas de chuveiro PVC tradicionais. Mas, como as cortinas de chuveiro de PVC, as cortinas de chuveiro de EVA estão disponíveis em diversas cores e diferentes padrões.

Prevenção de mofo e bolor

Cortinas de chuveiro mofadas não são somente feias, mas também insalubres. O cheiro de mofo ou bolor pode desencadear ataques de asma. Pessoas com alergias precisam manter as cortinas de chuveiro livres de mofo. Muitos cortinas de chuveiro de EVA podem ser limpas a seco ou são laváveis na máquina, mas verifique as sugestões de limpeza do fabricante, antes de colocá-las na máquina de lavar. Após cada lavagem, espalhe a cortina e não dobre-a, até que esteja seca. Cortinas de chuveiro secas impedem o crescimento de bactérias que causam mofo e bolor. Abrir uma janela, depois de uma ducha ou de usar um desumidificador no banheiro, ajuda a manter a cortina de chuveiro seca, recomenda a Asthma and Allergy Foundation of America.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível