Como criar um mapa estratégico

Escrito por sam n. austin | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um mapa estratégico
Um roteiro estratégico é um documento que estabelece um plano para a realização de algum objetivo específico (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Um roteiro estratégico é um documento que estabelece um plano para a realização de algum objetivo específico e descreve o motivo pelo qual o objetivo faz sentido. Por exemplo, uma empresa que vende widgets em lojas de varejo pode decidir que quer começar a vendê-los através de um site de comércio eletrônico. O objetivo estratégico seria fazer e usar um site de comércio eletrônico. O plano são as medidas tomadas para a construção do site e da programação para fazê-lo. O objetivo faz sentido, pois permite à empresa competir com outras empresas que já vendem widgets online. Siga o processo sugerido para criar um roteiro estratégico para os objetivos de sua organização.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Defina uma visão. Escreva um parágrafo que descreva quais seriam os resultados obtidos ao alcançar o objetivo proposto. Por exemplo, uma parágrafo para a visão do plano estratégico poderia começar com a seguinte afirmação: "A companhia X continuará a liderar a indústria com a venda de widgets através de canais eletrônicos de varejo".

  2. 2

    Defina uma meta. Escreva um parágrafo que diga qual projeto em particular deve ser concluído para atingir a visão estratégica. Por exemplo, a definição de uma meta poderia começar com a afirmação: "A companhia X deve construir e desenvolver um site de comércio eletrônico de sucesso para continuar no papel de líder em vendas".

  3. 3

    Analise o que falta para atingir o objetivo. Escreva um ou dois parágrafos que descrevam o estado atual do projeto e qual seria o estado ideal. Descreva os fatores de negócio, tecnológicos e financeiros que são relevantes para preencher a lacuna entre os estados atual e ideal. Por exemplo, uma análise desse tipo pode começar a ser escrita com a seguinte sentença: "A empresa X vende widgets através de lojas de varejo, mas deve começar a vender online. Para isso será preciso obter conhecimentos tecnológicos que a empresa ainda não possui".

  4. 4

    Desenvolva um plano tático. Detalhe dentre outros os recursos humanos, tecnológicos e financeiros, em um cronograma de acompanhamento, que serão necessários para preencher a lacuna entre o estado atual da empresa e o objetivo a ser alcançado, como definido anteriormente.

  5. 5

    Revise e finalize o roteiro. Faça-o circular entre as partes envolvidas e crie uma versão final baseada nas opiniões que cada um der em relação ao roteiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível