As cores e padrões de cor em pombos domésticos são hereditárias. A criação de pombos pretos exige o acasalamento de um pássaro de cor sólida com um pombo com tons azul com uma faixa de cauda preta. A cor da faixa da cauda em pombos identifica a cor que vai se "disseminar" para outros padrões em pombos. O gene que produz cores sólidas em pombos denomina-se o gene da "disseminação". Pombos pretos são criados a partir de aves com tons azul introduzindo o gene da "disseminação" que faz com que uma cor inteira se "dissemine" sobre tons e cores mais claras na prole. A criação de pombos pretos sem padronização visível podem exigir várias gerações de reprodução seletiva.
Instruções
-
Estude a genética do pombo para aprender sobre a herança de cor nos pombos. Selecione pares de pombos de cores sólidas mais escuras e tons azuis com faixas de cauda preta. Se possível, trabalhe com vários pares de pombos. Mantenha uma folha de registro para cada par e cada ave usando uma banda na perna do pássaro com número, descrição e gênero. Coloque cada par de pássaros em uma gaiola de criação separada. Forneça a cada par de pombos comida, água, grãos, tigela de nidificação e material de nidificação. Verifique as aves diariamente e observe as datas que os ovos são postos.
Esse par de pombos escuros pode ser usado para reprodução de pombos totalmente pretos (David De Lossy/Photodisc/Getty Images) -
Acompanhe o progresso de cada par de pássaros. Observe as datas de chocamento e as cores dos filhotes produzidos por cada par. Coloque uma banda nos filhotes e mantenha registros para cada um. Pombos jovens apresentam penas dentro de 4 a 5 semanas do nascimento. Compare a cor de cada filhote com a coloração de seus pais e com as cores das outras aves usadas para reprodução de pombos pretos. Selecione aves jovens com a coloração mais escura para futura reprodução.
A criação de pombos para coloração específica pode exigir a produção de gerações de aves jovens (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images) -
Compare a intensidade da cor de cada grupo de filhotes. Altere os pares quando os casais não produzirem filhotes. Ao alterar os pares, isole ex-companheiros uns dos outros. Pombos acasalam para a vida e podem não aceitar um novo companheiro, se puderem ver ou ouvir um antigo companheiro. Monitore a saúde de suas aves e forneça ração para pombo da melhor qualidade que puder pagar. Isso ajuda na produção de filhotes superiores que possuam penas lisas e cor robusta.
Domesticar os seus pombos torna-os mais fáceis de serem manipulados e inspecionados (David De Lossy/Photodisc/Getty Images) -
Separe os pares para o ano seguinte, com base na coloração da primeira geração de filhotes. Atualize registros para documentar novos pares. Acompanhe o desempenho de reprodução de cada pássaro e os resultados de cor de cada par. Continue a reproduzir sucessivamente os pombos mais escuros entre si.
Os pombos apresentam padrões de cor dominante de barra azul e seleção azul (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)