Mais
×

Como criar vacas em um pequeno lote

A criação de gado pode se transformar em uma empresa rentável e sustentável, seja para a produção de carne ou de laticínios. A administração adequada do pasto, da saúde e da nutrição dos animais é essencial para o sucesso da operação. Quando estiver selecionando o gado, prefira as vacas que aparentam ser saudáveis, com olhos e pelagem brilhantes. Elas devem se movimentar de uma forma livre, serem animadas e alertas. Consulte outros criadores locais, assim como o fornecedor e o veterinário para cuidados adicionais e práticas administrativas, que são específicas da sua região.

Instruções

A criação de vacas em um terreno pequeno é possível com o planejamento adequado (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Verifique se o seu terreno está zoneado para gados. O Departamento de Zoneamento Territorial da sua cidade terá essa informação, bem como quaisquer requerimentos necessários para a construção do abrigo.

  2. Cerque as áreas de pastoreio. Divida-as em, no mínimo, dois campos menores, permitindo uma rotação do espaço, de maneira que enquanto um descansa e cresce novamente, o outro está em uso. Isso manterá uma ótima saúde e nutrição dos campos e das vacas que ali pastam.

  3. Abrigue seu gado. Dê a eles um local apropriado para ficar fora das intempéries do tempo, o que é importante na manutenção da saúde, assim como da grama na área de pastagem. Um galpão é adequado, além de ser barato de se construir e manter. Um que tenha 3,60 por 7,30 m é adequado para quatro vacas. Já um que tenha 3,60 por 14,60 m abriga oito. Se tudo isso por possível, vire a abertura do local para o sul, para uma melhor proteção contra os elementos da natureza.

  4. Alimente seu gado de acordo com o seu propósito. A pastagem pode não ser o suficiente para que a vaca ganhe peso, por isso, um suplemento de concentrados e alimentos frugais ou uma mistura de grãos e feno, serão adições necessárias à dieta. Coloque os concentrados no cocho. Ponha o feno no suporte, evitando desperdício. Dependendo do tamanho do espaço de pastoreio, talvez seja preciso aumentar a quantidade de concentrados, para que os animais tenham uma ingestão calórica suficiente em um dia. Por exemplo, para um crescimento de 295 kg, o animal deve comer 5 kg de feno de alfalfa e 3 kg de cevada, de forma a ganhar 11 kg por dia.

    A colocação do feno no suporte manterá a área de alimentação mais limpa (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  5. Providencie água limpa e fresca o tempo todo. Se não existir uma fonte natural disponível, como um lago ou lagoa, proporcione um grande cocho ou recipiente próprio para água, que possa ser limpado e reabastecido regularmente.

O que você precisa

  • Cercado
  • Galpão
  • Cocho
  • Suporte de feno
  • Recipiente de água
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article