Comportamento

Cuidados com um cão recentemente castrado

Escrito por serena moring | Traduzido por thaís dalariva
Cuidados com um cão recentemente castrado

Se necessário, coloque um colar isabelino no seu cão

Thinkstock/Stockbyte/Getty Images

Um dos procedimentos mais comuns realizados em um cão macho é uma castração. Na maioria dos casos, é um processo simples e rápido com uma recuperação rápida. O uso de medicamentos para a dor, muitas vezes controla completamente qualquer dor do procedimento e raramente há complicações.

Outras pessoas estão lendo

O procedimento

O procedimento básico de castração é pouco invasivo e o tempo de cicatrização em um cão normal e saudável deve ser bastante rápido. A principal preocupação com esse procedimento é o local da incisão, já que a cirurgia é superficial. Em cães com um testículo ectópico, ou criptorquia, o procedimento torna-se mais complicado, pois o veterinário terá de abrir o abdômen para retirá-lo. Sempre que o abdômen é aberto, o risco de infecção aumenta assim como o tempo de cura. Se em qualquer momento durante o processo de cicatrização, o cão parecer ter mais dor, estiver letárgico, vomitar, ter diarreia ou perder o apetite, consulte o seu veterinário imediatamente para checar novamente.

Medicação

A maioria dos veterinários vai enviar medicamentos para dor para casa após a castração. O tipo mais comum é o carprofeno, um anti-inflamatório não-esteroide. Em média, três a cinco dias dessa medicação vão bastar para controlar o inchaço e aliviar a dor. Se o castração básica tiver complicações, o veterinário pode prescrever outra medicação como tramadol para ser usado juntamente com carprofeno. Os antibióticos não são normalmente prescritos, já que a castração é um procedimento superficial com uma pequena chance de infecção. No caso da criptorquidia, em que o abdômen é aberto, medicação para dor e os antibióticos são comumente prescritos. Os tipos e duração da administração são determinados pelo médico veterinário e com base em como o procedimento foi. Ocasionalmente, com esse procedimento mais invasivo, um sedativo pode ser dado para manter o cão tranquilo durante o tempo de cicatrização ideal da parede abdominal.

Cicatrização

Mantenha um cão castrado o mais quieto possível, por pelo menos uma semana depois do procedimento especialmente no caso de criptorquidia com incisão abdominal. Se a incisão cicatrizar sem incidentes, ela provavelmente nunca vai incomodar o cão novamente. Se ela cicatrizar mal, pode causar problemas futuros, incluindo infecção ou hérnia. Não deixe que o cão encoste no local da incisão; se necessário coloque um colar elizabetano para evitar que ele o lamba e coce. Após cerca de uma semana, o cão pode retornar às suas atividades normais.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media