Mais
×

Como cultivar batatas asterix como um projeto de ciência

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma parte importante de ciências no ensino fundamental é aprender sobre o processo de crescimento das plantas. Algumas coisas são mais fáceis de aprender colocadas em prática, principalmente para estudantes que aprendem melhor visualmente. Cultivar uma batata asterix como experimento científico é uma boa maneira de dar aos alunos uma experiência prática com o processo de crescimento de plantas, para testemunharem o progresso da planta em seus estágios de crescimento.

Instruções

Os alunos podem plantar uma batata a partir de outra (Seiya Kawamoto/Lifesize/Getty Images)
  1. Escolha uma batata asterix com muitos brotos em sua superfície.

  2. Finque quatro palitos na batata, colocando-os em lados opostos uns dos outros, para que a batata fique cheia de palitos em torno.

  3. Encha o copo de plástico até a metade com água.

  4. Coloque a batata no copo para que os palitos se prendam na borda do copo e impeçam a batata de tocar o fundo do copo. A batata ainda deverá tocar a água, mas sem ficar submersa.

  5. Coloque o copo de batata em um local ensolarado.

  6. Anote observações diárias em um caderno. Anote quaisquer alterações, como novos crescimentos e a taxa de crescimento.

  7. Conclua o projeto quando a parte superior da batata rachar e um broto começar a emergir. Neste ponto, os alunos poderão remover os palitos da batata, retirá-la do copo cuidadosamente para não danificar a raiz, e plantá-la em um vaso com solo fértil. Este passo é opcional e cabe ao professor.

Dicas

  • Os alunos podem experimentar o processo de cultivo de batata adicionando sal ou açúcar à água e comparando o crescimento das batatas em água pura, com açúcar e salgada.

O que você precisa

  • Batata asterix
  • Copo descartável
  • Palitos de dente
  • Água
  • Caderno
  • Solo fértil (opcional)
  • Vaso (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article