Mais
×

Como cultivar tomates em vaso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todo mundo gosta de tomates. Por sorte, não importa a variedade, os tomates são um dos alimentos mais fáceis de se cultivar em casa. Se não tiver um quintal para plantar os tomates na terra, não se preocupe -- eles ainda ficarão doces e suculentos se plantados em vasos. Aqui está um dos vários jeitos de se cultivar tomates em um vaso.

Instruções

Cultive tomates em vaso
  1. Colha as sementes de seu tipo de tomate favorito. Não é preciso lavar, mas, se desejar, enxágue-as em uma peneira.

  2. Dobre um papel toalha molhado em dois. Espalhe as sementes de tomate em metade da folha. Tente espalhá-las uniformente, de modo que não se sobreponham umas às outras. Dobre a outra metade da folha sobre as sementes.

  3. Coloque a folha cheia de sementes sobre um prato e deixe-o em algum lugar na cozinha onde você possa observar regularmente para se assegurar de que o papel toalha não seque. Dependendo da variedade de tomate, as sementes devem começar a nascer em uma ou duas semanas.

  4. Prepare seu vaso preenchendo-o com terra de envasamento de boa qualidade até uns 10 centímetros da beira. Assegure-se de que o vaso tenha boa drenagem, pois os tomates poderão ficar com podridão radicular se expostos a um solo muito úmido.

  5. Quando as sementes começarem a criar raízes, desdobre a folha de papel toalha e coloque-a no vaso. Coloque-o em um local iluminado, mas não sob constante luz do sol. Mantenha o papel toalha molhado. Deixe os brotos crescerem mais três ou cinco centímetros.

  6. Quando a primeira leva de folhas se formar, coloque suavemente terra para cobrir as raízes. A folha de papel toalha irá se decompor lentamente e se tornar parte do solo.

  7. Diminua os brotos retirando as mais frágeis ou desgrenhadas. Dependendo do tamanho do seu vaso, deixe até duas ou três plantas por quadrado de 15 centímetros.

  8. Coloque o vaso em um local onde os tomates possam receber pelo menos 6 horas de luz do sol diariamente. Regue as plantas quando o solo começar a se secar. A rega mais frequente será necessária na medida que as plantas forem crescendo e derem frutos.

  9. Coloque estacas no solo para criar uma treliça ou jaula. Guie os caules que crescem de modo que fiquem dentro da treliça para ajudarem a aguentar o peso dos frutos.

  10. Coloque fertilizante de crescimento de frutos quando as pequenas flores amarelas começarem a aparecer.

Dicas

  • O mais importante é manter o papel toalha umedecido até que seja hora de cobrir as raízes dos brotos com terra. Se estes ficarem sem umidade, morrerão.
  • Não se preocupe com o grande número de brotos crescendo no vaso. As plantas competirão por crescimento e a mais forte dominará. Você pode arrancar as mais fracas quando isto se tornar mais óbvio.
  • A maioria dos tomateiros crescem bastante e ficam altas; logo, escolha um recipiente adequado que fique estável sob uma treliça ou uma jaula que aguente uma super safra.

O que você precisa

  • Sementes de tomate
  • Papel toalha
  • Vaso
  • Terra para envasamento
  • Estacas, treliça ou jaula
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article