Comportamento

Cultura e alimentação nigerianas

Escrito por meg campbell | Traduzido por andrea b. balieiro
Cultura e alimentação nigerianas

O povo da Nigéria é profundamente religioso, ama comida picante e parece sempre estar sorrindo

Africa image by Luka76 from Fotolia.com

Nigéria é um país da África Ocidental. Ela tem um longo litoral no Golfo de Guiné e faz fronteira com Camarões, Níger e Benin. Centenas de línguas são faladas no norte da Nigéria e na parte sul. A Nigéria tem a maior população de todos os países africanos e a economia mais próspera das nações do Oeste Africano. Hoje, a corrupção governamental assola a nação e o país afirma divisão do continente entre os ricos e os pobres, mas, de acordo com o "Lonely Planet's Guide to West Africa" (Guia para o Oeste Africano do Planeta Solitário), o povo da Nigéria é profundamente religioso, ama comida picante e parece sempre estar sorrindo.

Outras pessoas estão lendo

Vida em família

A cultura nigeriana é uma mistura entre antigos costumes étnicos (habitantes rurais) e o estilo de vida de pessoas que vivem em uma sociedade moderna e industrializada (moradores urbanos). Nas áreas rurais, o papel das mulheres ainda é como era no passado — não têm terra própria e toda herança de propriedade vai de homem a homem. Os homens executam o trabalho agrícola e as mulheres trabalham em casa e criam os filhos. Elas podem realizar outro tipo de trabalho em casa, como fazer cobertores ou doces para vender. Em algumas áreas, a poligamia é uma prática comum e um homem pode ter até quatro esposas. No entanto, a lei do casamento oficial na Nigéria não reconhece os casamentos polígamos. O divórcio é comum na Nigéria e ainda mais nas cidades onde as mulheres podem se sustentar. Há uma crença de que ter uma família muito grande vai "garantir a próxima geração do grupo de parentesco", escreve Patricia Levy, em "Cultures of the World: Nigeria" (Culturas do Mundo: Nigéria). Os bebês normalmente são amamentados até a idade de dois anos e, em seguida, geralmente são cuidados por uma irmã mais velha, se houver.

Religião

A religião é uma parte da vida cotidiana na Nigéria e diversas religiões são praticadas. As religiões tiv, yoruba e ibo são as três principais religiões indígenas que ainda são praticadas por alguns nigerianos. Cada uma é muito diferente da outra, como, por exemplo, no fato de os praticantes do tiv acreditarem em um Deus e em três elementos do ser humano — o corpo, alma (a sombra) e a personalidade. Praticantes do yoruba acreditam em centenas de deuses e um grande criador chamado Olorum. Metade da população da Nigéria é muçulmana e as práticas são tão parte da vida nigeriana que as religiões tradicionais têm incorporado algumas tradições islâmicas em suas próprias. O cristianismo também tem presença forte, mas as relações entre cristãos e muçulmanos têm se tornado cada vez mais tensas.

Arte e música

A arte tradicional na Nigéria perdeu a solidez ao longo dos anos enquanto o mundo industrializado se arrasta em mais facetas da vida. A arte era mais funcional; cerâmicas que já foram feitas à mão e usadas na cozinha estão sendo substituídas por pratos e recipientes comprados em lojas. No entanto, algumas mulheres nigerianas ainda decoram roupas, móveis, ferramentas, armas, máscaras e trajes para festas. Considerando que muitos dos artistas contemporâneos do país são muito pobres, eles usam os materiais que podem ter em mãos — inclusive cimento, metal, madeira e argila. Lagos, a maior cidade da Nigéria, possui uma das mais interessantes e inovadoras cenas musicais da África. Um dos seus mais famosos músicos é Fela Kuti Ransome, que inventou o gênero musical afrobeat — uma mistura de jazz e ritmos africanos.

Cozinha e jantar

Os nigerianos nômades carregam as cozinhas com os animais de carga. Em algumas casas tradicionais, a cozinha está sob uma varanda aberta na área feminina da casa. Em outras casas, todo o cozimento é feito em um pátio. Os habitantes mais ricos da cidade têm cozinhas modernas com encanamento, fogões a gás e geladeiras. Uma coisa quase universal em todo o espectro de diferenças na Nigéria é que não são utilizados utensílios quando se come. As pessoas comem com a mão direita (apenas) e a comida é servida em cestas. O jantar é quase sempre um assunto de família e os anciãos são servidos primeiro e comem antes que os outros — ou seja, comem o que quiserem e, depois que terminam completamente, o restante da família começa. Nas grandes cidades, aqueles que vivem um estilo de vida mais ocidental não aderem a essa regra, simplesmente porque não estão sempre cercados pela família.

Comidas favoritas

Nigerianos chamam a comida local de "chop" e gostam dela picante. Alguns pratos favoritos (que variam por região) incluem sopa de pimenta ardente com carne e inhame; jollof (arroz picante servido com tomates e óleo de coquinho), sopa de coquinho (carne, pimentão, cebola, tomate e óleo de coquinho); sopa sortida (principal ingrediente sendo o quiabo), sopa de cabeça de cabra e sopa com sabor de melão. Pratos de arroz triturado, quibes picantes e todos os tipos de carne também são comidos rotineiramente, incluindo carne de caça (coelho), frango, cabra, bife e peixe. Muitos nigerianos gostam de beber cerveja e as duas marcas mais populares são Star e Guinness.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media