Saúde

Cura alternativa para congestão nasal felina

Escrito por bethney foster | Traduzido por larissa frança
Cura alternativa para congestão nasal felina

Gato doente

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Em muitos casos, a congestão nasal felina é o resultado de uma infecção no sistema respiratório superior. Uma infecção desse tipo no seu gato é, na maior parte das vezes, similar a um resfriado humano. Pode-se usar tratamentos alternativos e remédios caseiros seguros, contanto que a condição do seu gato responda ao tratamento caseiro dentro de sete dias e não piore. Os sintomas de uma infecção do sistema respiratório superior incluem congestão nasal, espirros e secreção de muco dos olhos e nariz.

Outras pessoas estão lendo

Cuidado nasal

Como a infecção do trato respiratório superior no gato resulta em congestão nasal e nariz escorrendo, cuidar do nariz do animal será um aspecto importante de seu cuidado caseiro. Mantê-lo limpo provavelmente exigirá que você limpe-o pelo menos duas vezes por dia. Use um pano limpo e macio umedecido com água morna. Remova muco e crostas secas da região. Se ele ficar seco e partido como resultado da doença, pode-se por um pouco de vaselina em seu nariz.

Congestão

Existem algumas maneiras de aliviar a congestão do seu gato. Um vaporizador é eficaz para soltar o muco do nariz. Você deve colocá-lo no quarto onde o gato geralmente dorme. Se não tiver um vaporizador, pode-se colocar o animal no banheiro após deixar ligado um chuveiro com vapor. Pode-se também dar ao gato gotas nasais para crianças como Afrin para diminuir o inchaço nas membranas no nariz. Deve-se colocar uma gota em uma narina em um dia e outra gota na outra no dia seguinte. Siga o padrão por cinco a sete dias ou até que os sintomas tenham passado.

Alimentação

Um dos aspectos mais difíceis no tratamento de um gato com congestão nasal é fazer com que ele coma. O apetite é estimulado pelo cheiro. Quando ele não consegue sentir o cheiro dos alimentos, geralmente não come. Dê a ele comidas com cheiro forte, especialmente enquanto estiver sofrendo com a infecção do trato respiratório superior ou congestão nasal. Atum em lata ou salmão geralmente funcionam bem e podem ser dados ao gato. O alimento pastoso de peixe pode substituir o alimento regular. Outra alternativa é esquentar a comida enlatada no microondas por alguns segundos para liberar seus odores.

Tratamento holístico

A medicina holística geralmente envolve o uso de ervas como remédios. A pulsatilla e o alcaçuz são usados para tratar a congestão nasal e a infecção dos seios nasais em gatos. Essas ervas possuem propriedades que acredita-se reduzir a inflamação e fortalecer o sistema imunológico dos gatos. Outras ervas comumente usadas incluem tanchagem ribwort e equinácea oriental (melhor conhecida como uma forma de equinácea). Os remédios homeopáticos prescritos para a congestão nasal do trato respiratório superior e infecções dos seios em gatos incluem byronia, pha ferrum, kali sulph e fosfato de magnésio.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media