on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Curiosidades sobre frutas e legumes para crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

Comer frutas e legumes pode parecer um castigo para muitas crianças. No entanto, existem muitos fatos informativos sobre esses alimentos que podem levar os pequenos a incorporarem mais deles à dieta. A história, as origens e os benefícios são apenas algumas das informações que se pode compartilhar.

Existem muitas curiosidades para crianças sobre frutas e legumes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Origens e história

Um enfoque em como as frutas e os legumes surgiram e como fazem parte da história é um bom começo. Explique às crianças que a batata branca começou a ser cultivada na Cordilheira dos Andes, na América do Sul, pelos índios aimarás. Ensine que o kiwi recebeu o nome por ser parecido com um pássaro nacional da Nova Zelândia, o Kiwi, cuja pelagem é marrom como a fruta. Aponte, também, que as pessoas já descobriram mais de 7.000 tipos de maçãs ao redor do mundo.

Loading...

Cultivo

A maneira como uma fruta ou um legume é cultivado também pode destacar algumas curiosidades para crianças. Ensine como o morango é a única fruta cujas sementes crescem na parte de fora, não de dentro. Diga que as bananeiras crescem até 2,5 cm da noite para o dia e que o pepino é uma fruta, não um legume, pois suas sementes ficam no seu centro. Explique como o durião, fruto do sudeste asiático, está maduro quando começa a exalar um odor nojento e desagradável.

Benefícios

Um bom motivo para compartilhar fatos sobre frutas e legumes com crianças é incentivá-las a comê-los mais. Existem inúmeras informações sobre os benefícios nutricionais, incluindo que uma maçã recém colhida é mais saudável do que o suco de maçã, pois as frutas e os legumes são mais nutritivos quando frescos. Ensine as crianças que comer laranjas e outras frutas que contêm bastante vitamina C acelera a cicatrização. Conte para os pequenos como as batatas ficam mais nutritivas quando preparadas com a casca, pois é ali que a raiz mantém a maioria de suas vitaminas. Diga que comer alho pode ajudar a prevenir gripes.

Outros fatos

Existem muitos fatos aleatórios sobre o mundo das frutas e dos legumes. Ensine que os abacaxis estão na mesma família dos mirtilos e dos morangos. Informe que as abóboras são um fruto, e que, em grego, a sua tradução literal era "melão grande". Diga que as pessoas nos EUA comem mais tomates do que qualquer outra fruta ou legume e que, na França, os tomates são chamados de "maçãs do amor".

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...