Mais
×

Como defender um escanteio no futebol?

Atualizado em 21 julho, 2017

Trinta porcento dos gols no futebol são marcados por jogadas ensaiadas, sendo mais importante saber como se defender delas do que nunca — especialmente quando se trata de escanteios. Aqui está a melhor maneira de defender com sucesso um escanteio e possivelmente armar um contra-ataque. Lembre-se que o goleiro deve tomar conta dessa situação, sendo sua responsabilidade seguir a todos os passos aqui descritos.

Instruções

O goleiro é peça fundamental nessa jogada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Traves: A primeira coisa que um goleiro precisa fazer é colocar jogadores na trave do lado do escanteio. Muitos goleiros têm um zagueiro próximo à trave em todo o tempo. De qualquer maneira, nos 5 segundos em que o escanteio é apitado, a trave mais próxima deve ser defendida. Em seguida, o goleiro deverá colocar alguém na trave mais distante.

  2. Marcação: Todo atacante em um raio de 18 metros deve ser marcado. Uma marcação direta um-a-um é o único jeito de defender esse monte de jogadores em um espaço tão pequeno, e o zagueiro deve estar no lado do gol do jogador que ele está marcando — sem questionamentos.

  3. Deixe o líbero livre: O líbero, ou zagueiro-central, deve marcar somente se for extremamente necessário. Até mesmo os centro-avantes recuam para marcar antes que o zagueiro marque a alguém. O trabalho do zagueiro é pegar a bola e cabecear, podendo também escolher qualquer atacante que sair da sua marcação.

  4. Corridas de longe: Até os atacantes que estão a uma distância de 18 metros requerem atenção e qualquer que seja responsável por eles deve marcá-lo, mas não persegui-los por mais de 18 metros. Tenha o zagueiro na ponta da banheira e só vá atrás dos jogadores mais distante caso comecem a vir pra cima. Não há razão para que o zagueiro fique por mais de 20 metros distante do gol marcando um outro jogador, já que ali ele não é nenhuma ameaça.

  5. Se ainda tiver um jogador extra, marque o passe curto: Nem todos os escanteios são cruzamentos. Se ainda houver um jogador na zaga — além do zagueiro —, deixe-o no canto para defender qualquer jogada de curto alcance.

    Será algo raro dar-se a esse luxo, mas é uma boa maneira de forçar o outro time a fazer uma jogada que não querem.

  6. Chegue antes em tudo: Uma vez que a bola é chutada, o goleiro pode esperar pegar qualquer bola ao alcance. Qualquer outro zagueiro deverá estar no caminho de sua marcação para atrasar sua corrida o quanto possível. O zagueiro deve usar suas mãos e quadris para fazer com que o atacante interrompa sua corrida. Na hora em que a bola chegar perto do zagueiro, ele deve a cabacear. A maneira mais rápida de acabar com a ameaça de um escanteio é dar uma cabeçada para a frente para que passe sobre todos os jogadores defensivos.

  7. Limpe a banheira: Assim que a bola estiver fora da banheira, todo jogador defensivo também deve estar. No caso de seu time não ter a posse da bola, você não desejará nenhum atacante dentro dela.

Dicas

  • O goleiro precisa ficar calmo nessa situação. Ele terá que dar muitas instruções em um período bem curto de tempo.
  • Trabalhe nessa jogada e pratique sempre que possível, pois até algo complicado como isso pode virar um hábito, com o treino.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article