Definição de um analista técnico de laboratório

Escrito por eric benac | Traduzido por alexandre guerra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de um analista técnico de laboratório
O manuseio seguro de produtos químicos é vital para um analista técnico de laboratório (laboratory image by Fox from Fotolia.com)

Trabalhar em um laboratório requer bastante conhecimento técnico e científico. Cientistas com posição de referência são muito ocupados no planejamento e criação de novas teorias para lidar com tarefas científicas de operação manual. Frequentemente, estes cientistas utilizam seus técnicos de laboratórios para realizar esse tipo de serviço. O analista técnico de laboratório é um dos cargos técnicos de laboratório.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

Um analista técnico de laboratório elabora testes em ambiente laboratorial e analisa seus resultados. Ele não é um cientista e também não pode criar os testes que elabora. Os cientistas de laboratório são aqueles que criam os testes e as condições de realização. Os tipos de testes variam dependendo do ambiente de trabalho e o foco científico. Por exemplo, um técnico de laboratório químico pode analisar os resultados de um teste de acidez de um composto.

Deveres

Os deveres de um técnico podem variar dependendo de seu foco científico; porém, todos os analistas técnicos de laboratório devem selecionar amostras adequadas para os testes. Eles precisam checar se as amostras apresentam todos os padrões necessários para a realização dos testes, como a configuração e a resistência e realizam os testes de amostras em um ambiente seguro e higiênico. Além disso, devem seguir todas as normas do laboratório, certificando-se de que a integridade da amostra não seja comprometida. Os testes variam dependendo da área de atuação. Alguns são realizados através de atividades manuais, enquanto outros são completamente automatizados. Após realizar os testes, eles analisam os seus resultados. Fazem anotações de todas as observações referentes às reações, inclusive como as amostras interagiram com o material testado. Escrevem, então, um relatório de suas observações e apresentam suas descobertas para os cientistas do laboratório.

Educação

Analistas técnicos de laboratório precisam ter, pelo menos, um vínculo de associação com uma comunidade acadêmica em seu campo de atuação para conseguir um cargo. Podem também possuir um título de bacharel na área científica escolhida. Ter um título de bacharel aumenta as possibilidades de ser contratado, pois tal nível indica que o candidato já possui mais tempo de experiência. Porém, alguém que possui apenas o nível de associado também pode conseguir o mesmo cargo. O treinamento prático é o fator que prepara os técnicos para as diversas atividades no cargo.

Outros requisitos

Os analistas técnicos de laboratório precisam compreender as regras básicas do ambiente de trabalho, incluindo todas as normas padrão, procedimentos de segurança e manuseio de equipamentos. Trabalhos por conta própria em laboratórios e sem supervisão constante facilitam a velocidade das análises e testes realizados pelos técnicos. A manutenção e limpeza dos equipamentos contribui para que não sejam danificados. Ter bastante fluência comunicativa é essencial. Analistas técnicos de laboratório precisam saber comunicar suas descobertas por via de relatórios de maneira clara e concisa. Conhecimentos de informática também são necessários, pois a maioria dos equipamentos utilizados em laboratórios são operados por intermédio de computadores.

Pagamento

O pagamento de um analista técnico de laboratório pode variar dependendo do local de trabalho. De acordo com o Indeed, o salário médio de técnico laboratorial nos EUA é de 40.000 dólares, o equivalente a 85.000 reais no Brasil. A remuneração por hora varia entre 14 e 19 dólares (29 e 40 reais) em período normal e de 19 a 29 dólares (40 a 61 reais) por hora extra. O salário anual é estimado entre 32.000 a 42.000 dólares (68.000 a 102.000 reais).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível