Definição de pesquisa operacional

Escrito por robert r. fragnito | Traduzido por nathalia antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de pesquisa operacional
Análise de dados (notebook and books image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

Pesquisa Operacional (PO) ou Investigação Operacional (IO) é a aplicação de métodos analíticos para ajudar organizações a tomar melhores decisões na resolução de problemas complexos. Os gerentes dessas organizações usam PO para torná-las mais produtivas e eficientes. PO usa dados mais completos, considera todas as opções possíveis, faz previsões sobre resultados e riscos e utiliza ferramentas de ponta e técnicas para enfrentar os desafios.

Outras pessoas estão lendo

Usos e aplicações

PO pode ser aplicado para o público privado e ser usado por empresas de qualquer setor. É um método para aumentar eficiência, melhorar atendimento, elevar qualidade e reduzir custos. Por exemplo, IBM usa PO para analisar os dados provenientes de mídias sociais, para identificar padrões que potencialmente poderiam otimizar os negócios. PO também é aplicada para planejar estratégias, tomada de decisões e medições de riscos. Aplicações em métodos analíticos envolvem geralmente o uso de ferramentas analíticas em gestão de negócios e desenvolvimento de software e de engenharia.

Métodos

PO está em constante evolução. Trata-se do uso das mais recentes técnicas de análise que atravessam a matemática e as ciências. Os métodos de PO podem ser classificados em três categorias: • O método de simulação é executada em computadores, testando diferentes cenários para resolver problemas da organização. • Métodos de otimização habilitam clientes e gerentes a fazer escolhas a partir de uma variedade de opções. • O terceiro método é o reconhecimento de padrões, que ajuda a melhorar as previsões e mineração de dados.

PO enfrentamento dos desafios de hoje

A característica-chave do PO é a ênfase em usar os melhores e mais recentes métodos para solucionar desafios emergentes no âmbito do negócio. Harlan P. Crowder, cientista sênior dos laboratórios da Hewlett-Packard, escreveu em "OR/MS Today" que os desafios atuais estão se tornando mais amplos e mais complexos. Crowder acredita que PO será fundamental na solução de objetivos operacionais e estratégicos. PO também atende aos desafios da economia eletrônica, encontrando novas oportunidades e tomando decisões difíceis diante de sobrecarga de informações.

O processo PO de 90 dias

O Instituto de Pesquisa de Operações e Ciências de Gestão (INFORMS — Institute for Operations Research and the Management Sciences) afirma que iniciar o processo de PO envolve três etapas fundamentais. PO começa com o reconhecimento de uma oportunidade, identificando um problema. Uma vez que o problema foi identificado, a organização encontra um profissional de PO (alguém colaborador da empresa ou um consultor externo) para começar o trabalho. Depois de selecionar o profissional de PO, o processo prossegue em determinar métricas e validar dados. Optimize Magazine sugere que o processo leve cerca de 90 dias para concluir.

Benefícios

O método de Pesquisa Operacional permite compilar e analisar dados e aplicar esses dados para tornar a organização mais eficiente. Ford Motor Company beneficiou-se do PO, aplicando seus métodos para a fabricação de protótipos, por meio de uma joint venture com a Wayne State University. Juntos, desenvolveram o modelo de otimização do protótipo (POM), que subjugou os protótipos para testes avançados e estima-se ter salvado a Ford de gastar mais de R$ 500.000. PO também beneficiou o setor público. Em Nagoya, Japão, o complexo educacional Nanzan enfrentou o desafio de admissões em diminuição e perda de competitividade acadêmica devido ao custo elevado. Os métodos de PO mostraram que o sistema de ônibus da escola atendia em excesso diversas seções da cidade. Após o redesenho de rotas de ônibus, Nanzan deixou de gastar R$ 1.600.000. Organizações sem fins lucrativos, como o Instituto de saúde dos animais, usou o PO para determinar os riscos para a saúde do uso de antibióticos em rações animais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível