Definição de 'Rightsizing'

Escrito por betsy gallup Google | Traduzido por andrea b. balieiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de 'Rightsizing'
"Rightsizing" não necessariamente significa corte de pessoal, significa? (Asian business people image by huaxiadragon from Fotolia.com)

Estudiosos não concordam que "rightsizing" seja apenas outro termo para o "downsizing" (redução de pessoal para a “simples” redução de custos), ou uma abordagem mais positiva para a racionalização de custos com funcionários e a operação de uma empresa mais rentável. Se você é uma das pessoas que estão saindo da empresa através desse processo, pode ser que não se importe com o nome que é dado. Resultado final: a empresa está tentando aumentar os lucros e salvaguardar os postos de trabalho dos trabalhadores restantes através da redução e realocação da força de trabalho existente.

Outras pessoas estão lendo

Meta

O uso do rightsizing objetiva ganhar o controle dos custos de folha de pagamento e maximizar o retorno sobre as despesas salariais. As empresas avaliam cada departamento ou localização para determinar se o trabalho atribuído a essa área é apropriado. Se os funcionários têm muito pouco trabalho, em seguida, os cortes são necessários. Se eles têm muito trabalho, o que também pode ser determinado pelos custos de horas extras, em seguida, contratar ou fazer transferências internas pode ser necessário.

Definição de 'Rightsizing'
Contratar ou fazer transferências internas pode ser necessário (Group of business people working together in the office.. image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Meios positivos

Enquanto o downsizing tradicionalmente vem com as demissões, os defensores do rightsizing procuram primeiro os meios mais positivos de redução do trabalho. Isso inclui oferta de aposentadoria antecipada, movimentações laterais internas, adiantamento de férias e congelamento das contratações. O próximo passo é liberar aqueles que passam muito tempo doentes e os que possuem baixo desempenho. Só então uma empresa considera as demissões. O ponto é aliviar o sobremprego sem perder os serviços dos funcionários de melhor performance.

Definição de 'Rightsizing'
Primeiro, os meios mais positivos de redução do trabalho (Three positive business men with thumbs up image by Ricardo Verde Costa from Fotolia.com)

Estrutura organizacional

Tradicionalmente, downsizing tem significado a redução do tamanho dos relatórios da estrutura organizacional, eliminando níveis inteiros de gestão. Algumas dessas reduções levam adiante o rightsizing, pois tornam o processo de comunicação mais eficaz, e porque os trabalhadores de maior escolaridade e os mais experientes exigem menos supervisão. Outro exemplo de reorganização inclui o fechamento das lojas que não estão gerando lucro, e a abertura de novas lojas em áreas em que a empresa prevê lucro. Embora isso possa levar à perda de emprego de funcionários em uma área, novos empregos são criados na nova área.

Definição de 'Rightsizing'
Os trabalhadores com maior escolaridade e os mais experientes exigem menos supervisão (Team work image by huaxiadragon from Fotolia.com)

Carga emocional

A grande consequência do rightsizing e do downsizing é a carga emocional que todos recebem. Funcionários preocupados com o seu futuro profissional desaceleram a produção. Funcionários altamente valorizados encontram novos empregos, a fim de se precaver de serem demitidos. A empresa pode aliviar algumas preocupações fazendo comunicações aos funcionários e proporcionando-lhes saídas para as suas preocupações, tais como reuniões regulares e avaliações profissionais. Os defensores do rightsizing sentem que isso reduz muito o bloqueio emocional nas operações.

Definição de 'Rightsizing'
Reuniões regulares e avaliações profissionais aliviam as preocupações (Business meeting image by huaxiadragon from Fotolia.com)

Discutível

As reestruturações foram recebidas com críticas e preocupações quanto a se realmente economizariam o dinheiro da empresa em curto prazo. Reclamações do desemprego, ações judiciais de deficientes físicos e a redução geral da qualidade causada por alterações nos custos de pessoal da empresa mostram que não, pois custam mais à empresa do que economizam. Estatisticamente, pode demorar anos para a empresa ver uma economia real de custos do rightsizing. Por outro lado, as empresas são projetadas para permanecer nos negócios por tempo indeterminado. Sacrifícios a curto prazo, por vezes, fornecem mais benefícios a longo prazo.

Definição de 'Rightsizing'
Sacrifícios a curto prazo fornecem mais benefícios a longo prazo (economy image by Madera from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível