Definição de segmento geográfico do mercado

Escrito por dennis hartman | Traduzido por magno soares
Definição de segmento geográfico do mercado
A segmentação geográfica de mercado pode ser uma boa abordagem para empresa (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O marketing é uma parte importante de qualquer negócio e, muitas vezes, a fonte das principais despesas. Para usar seu orçamento de marketing de forma mais eficaz, uma empresa pode empregar uma abordagem orientada com base em pesquisa de mercado e segmentação. A segmentação geográfica de mercado é uma abordagem que pode ajudar uma empresa a atingir os clientes e se promover de forma mais eficiente de forma mais econômica.

Segmentar mercados

Um segmento de mercado é um grupo de clientes em potencial que compartilha certos atributos e recebe atenção especial dos esforços de marketing de uma empresa. Ele pode incluir possíveis ​​compradores ou consumidores que ainda não estão familiarizados com os produtos de uma empresa, mas que têm uma chance de tornar-se possíveis compradores caso sejam conscientizados. Um segmento de mercado depende da localização física da casa do consumidor, do trabalho ou do lugar que ele frequenta para determinar se o consumidor se enquadra nele.

Usos

Uma empresa atua em seu segmento geográfico de mercado de diversas maneiras. As organizações podem optar por abrir novos locais ou inicialmente se estabelecerem em locais específicos, onde o perfil demográfico dos consumidores se encaixa com o de possíveis clientes. Outras empresas oferecem produtos e serviços que são mais propensos a atrair clientes em certos tipos de localizações geográficas. Por exemplo, uma loja de esqui provavelmente terá fortes vendas em um lugar onde neva no inverno e há estações de esqui nas proximidades.

Marketing

Além de escolher onde fazer negócios, uma empresa pode usar a segmentação geográfica de mercado para decidir onde gastar seus investimentos de publicidade. As áreas geográficas que incluem mais clientes em potencial ou representam um mercado novo e inexplorado são mais atraentes para as empresas que aquelas que têm baixas densidades populacionais ou poucos clientes de um público-alvo. Por exemplo, as empresas de tecnologia podem investir mais pesadamente em publicidade em locais urbanos e perto de campi universitários, enquanto empresas de grama e jardim conseguiriam um rendimento maior dos seus anúncios ao colocá-los em localidades suburbanas e rurais.

Processo

As empresas podem definir seus próprios segmentos de mercado ou contar com empresas de marketing externas para fornecer dados e ajudar a tomar decisões. Elas compilam dados demográficos e realizam pesquisas baseadas em empreendimentos existentes e as tendências do mercado para determinar os melhores locais para fazer negócios ou investir em marketing. Uma empresa que realiza sua própria pesquisa de mercado ainda pode segmentar determinadas áreas geográficas através da coleta de endereços de clientes para determinar onde mais compradores em potencial provavelmente vivem, ou anotar as localizações dos clientes que encomendam produtos online ou pelo telefone para saber onde o lucro é alto e identificar possíveis locais para a expansão.

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