Definição de tunelização de feridas

Deixe os profissionais cuidarem de uma ferida tunelizada

supervise image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com

A tunelização de feridas pode ser difícil de identificar, já que a maior parte dos danos acontece onde não vemos, por baixo da pele. Ela também pode tornar o processo de cura muito mais longo do que o normal, já que a carne cortada se desloca com o uso, permitindo o acúmulo de pele morta e infecção. Uma ferida com essa condição deve receber os cuidados adequados de um profissional o mais rápido possível. Qualquer ferida pode apresentar a tunelização, principalmente aquelas causadas por cortes, perfurações ou outras formas de danos que impactam mais do que a camada superficial da pele.

Definição

A tunelização significa que uma ferida tem canais se espalhando a partir da lesão central, atingindo o tecido à sua volta, como músculos e pele. Esses túneis inibem o processo de cura da ferida, pois a carne é incapaz de manter contato por tempo suficiente para que o processo de emenda se inicie. A tunelização de feridas também pode permitir que abscessos — acúmulos de pus — se formem dentro das cavidades, causando uma infecção maior ainda.

Causas

Segundo a Dra. Laura Barnes, uma coordenadora de cuidados de pele no Silver Cross Hospital, existem várias razões pelas quais a tunelização de uma ferida pode ocorrer. Uma delas é através de pressão aplicada sobre a ferida, que rasga as camadas internas da pele. Além disso, a desidratação de uma ferida pode fazer com que a pele enrugue e se separe. A carne inchada se repele quando uma ferida está infectada, resultando numa maior tunelização.

Tratamento

As feridas devem ser tratadas por médicos treinados. As técnicas comuns para o tratamento de uma ferida com essa condição envolvem limpá-la para evitar uma infecção maior. Então, ela é preenchida com uma vedação estéril para prevenir que os abscessos se formem e prolonguem o período de cura. Nesse ponto, é só questão de manutenção por algumas semanas ou possivelmente meses até que os túneis se fechem. A vedação é trocada conforme necessário, e a ferida é mantida o mais limpa possível.

Equipamento

O equipamento e as ferramentas médicas usados no tratamento da tunelização de feridas incluem aparelhos de medida (como réguas ou até fitas métricas) para determinar o tamanho da ferida, curativos esterilizados, gaze e géis antibióticos.

Treinamento

A maioria dos profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros registrados, tem o treinamento para tratar a tunelização de feridas. A American Academy of Wound Management (Academia Americana de Cuidados de Feridas) fornece uma especialização de Especialistas de Feridas Certificados e qualquer um, desde médicos e enfermeiros até fisioterapeutas, pode alcançar esse nível de capacitação e educação.

eHow Brasil
×