Como definir seu público-alvo

Escrito por alex burke | Traduzido por natalia peres
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Como definir seu público-alvo
Conhecer seu público-alvo ajuda a tomar decisões em relação a propagandas. (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A decisão das pessoas sobre o que comprar pode ser dividida com base em uma variedade de dados demográficos, como idade, renda e escolaridade. Definir um público-alvo coletando os dados demográficos dá ums precisão que reduz drasticamente o trabalho de adivinhação que muitos empresários usam para definir um risco empresarial. Definir claramente o público-alvo é a base para criar uma mensagem de marketing focada e efetiva. Saber quem é o comprador também diz ao empresário onde colocar suas propagandas para que o público-alvo a veja e reaja a ela.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Escreva uma descrição da pessoa que vai querer comprar seus produtos ou serviços. Isso deve resultar em uma descrição de uma ou duas frases seguindo estas linhas: "mulheres de negócios que viajam sozinhas a trabalho", "produtores, inventores e donas de casa interessados em tecnologia verde" ou "pessoas com fortes habilidades de liderança que desejam começar seu próprio negócio".

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    Escreva o que você sabe sobre seu público-alvo antes de preencher as lacunas e refinar a definição. Aqui estão algumas coisas que você deve identificar: gênero, idade, localização geográfica, quantidade de pessoas na mesma casa e renda, a industria e a localização de onde trabalham, educação, lugares onde se reúnem e suas crenças políticas.

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    Pesquise os dados demográficos do público-alvo e descubra mais sobre ele. Verifique a seção de referência da biblioteca local para estatísticas e informações de pesquisas. Peça ao bibliotecário de plantão para lhe ajudar a localizar e restringir as publicações disponíveis - é o trabalho deles e eles ficam felizes em ajudar o público em pesquisas de empreendimentos como marketing. Uma edição recente da publicação do Departamento de Comércio do país, "Livro de Dados do Conselho e da Cidade" lhe dará os últimos dados do censo para as regiões de seu interesse. Os dados encontrados na publicação incluem idade, renda, nível educacional e ganhos.

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    Defina o público-alvo através da competição. Essa tarefa pode ser resolvida visitando e observando a concorrência (onde eles anunciam, quem é o público-alvo deles e quem compra lá) e localizando-os na internet e usando ferramentas on-line para investigar mais. Identifique produtos on-line e serviços que seu público alvo já compra e investigue as empresas de venda e as promova visualizando informações fornecidas por serviços de medição de mídia como Quantcast e Alexa. O endereço do website do concorrente é tudo que qualquer empresa precisa para visualizar o relatório de audiência que revela a idade, gênero, pessoas na casa e renda desse público.

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    Peça para os clientes atuais completarem uma pesquisa. Existem vários modos de introduzir isso, incluindo um contesto de entrada ou recompensando com um presente grátis ou desconto ao terminar a pesquisa. Conferências e eventos voltados ao seu público-alvo podem criar uma oportunidade de aprender mais sobre os clientes. Verifique com a Câmara do Comércio local para saber sobre quais eventos estão marcados na região. Compre um pequeno estande em eventos que se encaixem em seus dados demográficos e planeje um processo para coletar informações dos visitantes.

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    Investigue as tendências para saber mais sobre a psicografia de seu público alvo, que inclui as atitudes, estilo de vida, valores e interesses ou hobbies. Entender como um público alvo pensa pode ajudar a empresa a se focar mais em produtos-alvo e meios de marketing. Revistas de comércio e indústria e publicações de monitoramento de consumo, muitas vezes fornecem estatísticas e descrições de clientes que são úteis para definir melhor um público-alvo. Empresas como a Pew Internet e a Arbitron publicam informações gratuitas.

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    Localize informações sobre seu público-alvo usando estatísticas fornecidas por especialistas. Mesmo que essas informações possam ser caras - algumas companhias cobram centenas ou mais para pacotes de dados - informações sobre essas pesquisas são normalmente atuais e úteis e podem ser voltadas especificamente para seu negócio em particular.

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