Como demonstrar as comparações entre largo e estreito usando o método montessoriano

Escrito por contributing writer | Traduzido por fabiana silva
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Como demonstrar as comparações entre largo e estreito usando o método montessoriano
Essa é uma escada ampla concluída. Você pode ver que o retângulo mais alto é também o mais largo, e que os degraus diminuem gradualmente em largura e altura enquanto todos permanecem com o mesmo comprimento (http://www.littlemontessorian.com/photogallery/Sensorial/S03.gif)

As crianças são fascinadas pelo mundo que as rodeia, o que torna os primeiros anos de vida de seu filho ideais para lhe ensinar sobre muitas coisas que irão ajudá-lo mais tarde na idade escolar. Uma coisa que você pode fazer com as crianças de dois anos é incentivá-las a estabelecer comparações visuais entre os objetos. Isso as ajudará mais tarde na vida, porque elas terão uma compreensão inerente da dimensão e estarão preparadas para olhar os problemas matemáticos e resolvê-los lógica e analiticamente. A aprendizagem montessoriana tem uma vasta gama de ferramentas para ajudar as crianças a atingir essa mentalidade naturalmente. Uma delas é a lição da escada ampla, chamada também de prismas ou lição da escada marrom. Esse aspecto só deve ser introduzido depois que a criança estiver confortável construindo sua própria escada ampla.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Lição da escada ampla de Montessori
  • Tapete

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Instruções

  1. 1

    Peça para a criança trazer as peças da escada para o tapete e colocá-las do lado esquerdo. Eles não precisam ficar em uma ordem específica, já que não serão usados na sua formação habitual.

  2. 2

    Selecione duas peças da escada ampla. Comece com as que, obviamente, são muito diferentes, como a maior parte e a mais estreita, que também pode ser usada para "grosso" e "fino".

  3. 3

    Coloque a peça grossa na frente da criança. Enquanto coloca a peça, diga: "isto é largo... largo... largo". Faça uma pausa cada vez que você disser a palavra "largo" e fale claramente sem distorcer a palavra.

  4. 4

    Coloque o pedaço fino na frente da criança. Enquanto coloca, diga:"isto é estreito... estreito... estreito". A criança pode começar a dizer a palavra com você, o que é bom, mas ela não precisa fazê-lo.

  5. 5

    Peça para a criança apontar para a peça que você pedir. Ambas devem poder ser acessadas com facilidade neste ponto. Peça a peça "larga", e depois a "estreita". Se a criança pegar as unidades corretas, então você pode repetir o exercício mais algumas vezes com apenas dois blocos para certificar-se de que a lição ficou clara. Você também pode tentar com diferentes blocos se desejar, embora deva certificar-se de que a diferença entre os dois é evidente. Em outro exercício, trabalhe com comparações mais próximas, como largo e mais largo.

  6. 6

    Coloque três blocos que sejam todos largos.

Dicas & Advertências

  • Você pode usar variações para ensinar "grosso e fino" e "alto e baixo".

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