Mais
×

Como demonstrar as comparações entre largo e estreito usando o método montessoriano

Atualizado em 21 novembro, 2016

As crianças são fascinadas pelo mundo que as rodeia, o que torna os primeiros anos de vida de seu filho ideais para lhe ensinar sobre muitas coisas que irão ajudá-lo mais tarde na idade escolar. Uma coisa que você pode fazer com as crianças de dois anos é incentivá-las a estabelecer comparações visuais entre os objetos. Isso as ajudará mais tarde na vida, porque elas terão uma compreensão inerente da dimensão e estarão preparadas para olhar os problemas matemáticos e resolvê-los lógica e analiticamente. A aprendizagem montessoriana tem uma vasta gama de ferramentas para ajudar as crianças a atingir essa mentalidade naturalmente. Uma delas é a lição da escada ampla, chamada também de prismas ou lição da escada marrom. Esse aspecto só deve ser introduzido depois que a criança estiver confortável construindo sua própria escada ampla.

Instruções

Essa é uma escada ampla concluída. Você pode ver que o retângulo mais alto é também o mais largo, e que os degraus diminuem gradualmente em largura e altura enquanto todos permanecem com o mesmo comprimento (http://www.littlemontessorian.com/photogallery/Sensorial/S03.gif)
  1. Peça para a criança trazer as peças da escada para o tapete e colocá-las do lado esquerdo. Eles não precisam ficar em uma ordem específica, já que não serão usados na sua formação habitual.

  2. Selecione duas peças da escada ampla. Comece com as que, obviamente, são muito diferentes, como a maior parte e a mais estreita, que também pode ser usada para "grosso" e "fino".

  3. Coloque a peça grossa na frente da criança. Enquanto coloca a peça, diga: "isto é largo... largo... largo". Faça uma pausa cada vez que você disser a palavra "largo" e fale claramente sem distorcer a palavra.

  4. Coloque o pedaço fino na frente da criança. Enquanto coloca, diga:"isto é estreito... estreito... estreito". A criança pode começar a dizer a palavra com você, o que é bom, mas ela não precisa fazê-lo.

  5. Peça para a criança apontar para a peça que você pedir. Ambas devem poder ser acessadas com facilidade neste ponto. Peça a peça "larga", e depois a "estreita". Se a criança pegar as unidades corretas, então você pode repetir o exercício mais algumas vezes com apenas dois blocos para certificar-se de que a lição ficou clara. Você também pode tentar com diferentes blocos se desejar, embora deva certificar-se de que a diferença entre os dois é evidente. Em outro exercício, trabalhe com comparações mais próximas, como largo e mais largo.

  6. Coloque três blocos que sejam todos largos.

Dicas

  • Você pode usar variações para ensinar "grosso e fino" e "alto e baixo".

O que você precisa

  • Lição da escada ampla de Montessori
  • Tapete
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article