Como um dentista drena um abscesso dentário

Escrito por keith evans Google | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como um dentista drena um abscesso dentário
O dentista drena seu abscesso — mas ele pode te aterrorizar antes (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Tratamento de abcessos com antibióticos

Depois de uma avaliação inicial para verificar se uma dor de dente é mesmo relacionada a um abscesso, o dentista pode receitar antibióticos poderosos para combater ou pelo menos conter a infecção. Um abscesso é, em sua forma mais básica, uma infecção do tecido mole ao redor da raiz de um dente, e antibióticos como o Augmentin, a amoxicilina e a penicilina podem ajudar a contê-la, diminuindo o inchaço até que o canal da raiz drenado. Como o abscesso é uma inflamação, ele pode inchar, pressionar a polpa da gengiva e do dente e causar dores fortes. O tratamento com antibióticos normalmente ajuda a reduzir o inchaço enquanto dá assistência ao corpo para combater a infecção, mas é uma solução temporária. Em casos extremos, a extração do dente pode ser necessária.

O dentista perfura o dente

Depois de tratar o abscesso com antibióticos, geralmente por 2 a 4 semanas, o dentista começa o procedimento do canal de raiz ao anestesiar o dente e proteger a gengiva para preparar a perfuração. Usando um pequeno perfurador dental, o dentista começa a fazer o canal da raiz retirando a polpa infectada, morta e adoecida de dentro do dente. Conforme ele perfura esse material, as passagens que chegam até o fundo da gengiva são expostas; essas passagens longas e estreitas são conhecidas como a raiz do dente. Embora o dentista possa remover a maior parte da polpa do dente durante o processo de perfuração, esse fato não trata especificamente o abscesso; ao invés disso, ele cria o acesso até a raiz do dente por meio do qual o dentista usará ferramentas altamente especializadas para acessar o local exato da infecção.

O dentista drena o abscesso

Com a polpa do dente removida e as raízes facilmente acessíveis, o dentista já pode acessar e drenar o abscesso. Para realizar essa ação, os dentistas ou endodontistas (dentistas altamente treinados que se especializam em terapias de canal de raízes) usam um instrumento longo, estreito e flexível, como um limpador de cachimbos, para retirar detritos remanescentes e a polpa das raízes do dente. Este pequeno instrumento é especificamente desenvolvido para se projetar pelos canais bem no fundo da raiz do dente, penetrando na gengiva. Depois de usar a ferramenta para limpar todas as barreiras entre o abscesso e o ar, o sangue, o pus e as bactérias que fazem parte dele drenam por contra própria. Dependendo do dentista ou endodontista, ele pode deixar o abscesso drenando por vários minutos ou por algumas horas para ter certeza de que ele está completamente limpo. Uma vez que o abscesso esteja limpo, os dentistas geralmente fecham o dente com uma substância parecida com cimento e a ajustam com uma coroa temporária ou permanente.

O dentista pode precisar de uma "lança"

Enquanto a terapia de canal da raiz é, de acordo com o AnimatedTeeth.com, a maneira preferida de lidar com abscessos, algumas circunstâncias especiais podem exigir um procedimento mais imediato para eliminar a infecção. Em casos onde o paciente não pode esperar por uma terapia de canal da raiz para limpar um abscesso, o dentista ou endodontista pode usar uma agulha longa e oca, similar às usadas para injeções, para penetrar a gengiva e o tecido ao redor do abscesso. Uma vez que o dentista consegue acesso à infecção usando a agulha, ele pode drenar o máximo possível do abscesso e então administrar antibióticos para facilitar a recuperação até que o canal da raiz possa ser realizado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível