Como se desculpar sinceramente quando você percebe que magoou alguém

Escrito por ehow contributor | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Pedir desculpas pode ser uma das coisas mais difíceis de se fazer. As pessoas tendem a ser egocêntricas e sentem que o ato de se desculpar as faz parecer fracas, principalmente os homens, porque a sociedade iguala o fato de ser sensível e compassivo a ser "menos homem". Porém, desculpas sinceras podem aliviar a tensão e aproximar as pessoas.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Reconheça que fez algo errado. Se você ainda está no ponto onde pensa que o que fez "não foi nada demais", que a outra pessoa está exagerando ou que ela faz coisas ainda piores do que o que você fez, não será possível seguir em frente.

  2. 2

    Entenda por que está se desculpando e o faça pelo motivo correto. Se sua mulher lhe mandou dormir no sofá porque você fez algo que a chateou, não exploda com um "Desculpa, tá? Droga!", de má vontade e rolando os olhos; isso não é um pedido de desculpas. Às vezes é possível perceber imediatamente quando é necessário se desculpar, e às vezes isso pode levar algum tempo. Às vezes, isso pode levar muitos anos, mas o dia em que você entenderá totalmente o que fez finalmente chegará.

  3. 3

    Decida se você está realmente pronto para se desculpar. Não o faça se não for de forma sincera. Não se desculpe apenas por causa da sensação ruim de ter a outra pessoa brava com você, porque ela está lhe negando sua companhia ou qualquer outra coisa. Não se desculpe porque você sente muito por "ter sido pego". Espere estar realmente pronto para se desculpar por si mesmo e pelo bem da outra pessoa.

  4. 4

    Entenda como você fez a outra pessoa se sentir; isso se chama empatia. É preciso se colocar no lugar dela e imaginar receber o que quer que você tenha feito. Lembre-se de que mesmo que você seja o tipo de pessoa que não se importa de ser insultado, isso não significa que a pessoa ofendida também é assim. Dizer "Bem, eu não teria ficado chateado se ela tivesse feito o mesmo comigo" não é suficiente. O que importa é como você fez a outra pessoa se sentir.

  5. 5

    Não diga apenas "Sinto muito". Explique por que está se desculpando. Prove à outra pessoa que você entende o que fez. Pode ser uma frase simples, como "Sinto muito por não ter levado o lixo pra rua, mesmo que você tenha me pedido tantas vezes", ou algo mais amplo, como "Desculpe por não escutá-la e sempre interrompê-la antes que você termine de falar". Tendo isso dito, não se desculpe sarcasticamente de forma insignificante e generalizada, como "Certo, desculpe por ser tão imperfeito e nunca superar suas expectativas, e me desculpe por ter nascido e ser a pior pessoa do mundo". Obviamente, isso só irá piorar as coisas.

  6. 6

    Tome conta do seu entendimento de como você fez a outra pessoa se sentir. Diga algo como "Eu sei quanta raiva você deve ter sentido ao me ver flertando com todas as mulheres da festa", ou "Eu sei que você trabalhou muito para preparar o jantar e deve ter se sentido muito magoada quando eu disse que a comida estava sem gosto".

  7. 7

    Considere explicar à outra pessoa que você tentará não repetir seu erro no futuro, mas não faça promessas que não pode cumprir ou que não sejam realistas. Por exemplo, se você causou um problema em seu casamento, pode dizer "Eu vou pensar sobre por que senti que precisava fazer o que fiz, e estou disposto a procurar um aconselhamento e fazer o que for necessário para preservar nosso relacionamento".

  8. 8

    Aceite a reação que vier. Sua desculpa pode ser aceita sinceramente ou você pode ser acusado de não ser honesto ou sincero. Aceite que agiu corretamente e de forma madura ao se desculpar, pois essa atitude é infinitamente melhor do que não dizer nada.

Dicas & Advertências

  • Desculpar-se pode ser extremamente difícil, mas fica mais fácil com a prática. Eventualmente você chegará ao ponto em que perceberá imediatamente quando magoar alguém, e poderá se desculpar rápida e sinceramente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível