Tecnologia

Como desenhar um corte transversal em um mapa topográfico no Arcview

Escrito por janet roemmel | Traduzido por randhal wendel
Como desenhar um corte transversal em um mapa topográfico no Arcview

Cortes transversais topográficos, ou gráficos de perfil, beneficiam qualquer um interessado em mudanças de altitude

globe image by JLycke from Fotolia.com

Um mapa topográfico retrata uma parte da paisagem e é amplamente utilizado para planejar rotas de transporte, oleodutos, ou simplesmente excursionismo. Embora um mapa topográfico ofereça muitas vantagens, alguns utilizadores também precisam de um perfil da topografia sob a forma de um corte transversal topográfico que mostra as alterações de elevação no mapa. O programa ArcMap 9.3, da ESRI, cria um corte transversal, ou um gráfico de perfil, na terminologia do ArcView da ESRI, usando dados topográficos. (veja Referências 1). O gráfico de perfil completo mostra a topografia verticalmente ao longo de uma linha horizontal no mapa.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Você vai precisar de:
  • Programa ArcMap 9.3
  • Complemento ArcGIS 3D Analyst
  • Dados topográficos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra o programa ArcMap 9.3 obtido em um nível de licença ArcView ou superior. No menu suspenso "File", selecione e abra um arquivo de projeto existente que contenha dados topográficos.

  2. 2

    Criar uma rede irregular triangular (TIN) para usar como conjunto de dados tridimensionais necessários para se criar um gráfico de perfil. Aberto o arquivo do projeto, selecione a opção "data layer" (camada de dados) à esquerda que contém dados topográficos. Usando a barra de ferramentas 3D Analyst, selecione "Create/modify TIN" e selecione "TIN features" para abrir uma caixa de diálogo. À esquerda da caixa de diálogo, coloque uma verificação ao lado do "data-layer name" (nome da camada de dados) utilizada para criar o TIN neste passo. À direita da caixa de diálogo, use o menu "height-source" para selecionar o nome da coluna que contém dados topográficos na "attribute table" (tabela de atributos) da mesma "data layer" (camada de dados). Na caixa de diálogo, aceite o nome padrão e a localização do novo conjunto de dados TIN. (veja Referências 2)

  3. 3
    A função gráfico de perfil exibe mudanças de altitude ao longo de uma linha

    rocks image by Sergey Galushko from Fotolia.com

    Selecione a opção "interpolate-line" na barra de ferramentas 3D Analyst para criar uma linha para o corte transversal no mapa. Clique no início e dê um duplo clique no final da linha do perfil desejado no mapa. Uma caixa pontilhada com alças abrange a linha, que mostra que a linha para o corte transversal está selecionada.

  4. 4

    Com a linha selecionada, clique no botão "profile-graph" na barra de ferramentas do 3D Analyst. O novo gráfico de perfil se abre como uma janela separada para mostrar uma linha ondulada do corte transversal topográfico.

Dicas & Advertências

  • A janela "profile-graph" pode ser salva ou exportada como uma imagem gráfica para uso futuro.
  • As anotações e formatação do corte transversal podem ser ajustadas clicando 2 vezes em qualquer lugar da janela "profile-graph". Um duplo clique abre uma caixa de diálogo com comandos para títulos, legenda e propriedades de eixo.
  • A janela "profile-graph" só pode ser gerada a partir de um conjunto de dados tridimensionais, como uma TIN.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media