Mais
×

Como desenhar e pintar beija-flores

Atualizado em 17 abril, 2017

O website The Word of Hummingbird (O Mundo dos Beija-Flores) tem mais de 350 espécies diferentes de beija-flores em seu banco de dados. Isto dá a um artista uma grande variedade de cores e formas para escolher quando desenhar e pintar um beija-flor. Embora as características de espécies diferentes variem bastante, a forma básica do beija-flor comum - com seu corpo compacto, asas triangulares e bico longo - elas são fáceis de aprender e modificar para as diferentes espécies.

Instruções

As cores brilhantes e marcas arrojadas do beija-flor proporcionam oportunidades para uma pintura dinâmica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Desenhe seu beija-flor de perfil

  1. Consiga fotos de seu beija-flor para servirem como referência. Você pode encontrar exemplos de espécies diferentes em livros ou na internet. Outra opção é colocar um bebedouro para beija-flores e uma câmera em seu quintal para conseguir suas próprias fotos.

  2. Desenhe um círculo para a cabeça, e um retângulo arredondado duas vezes maior que a cabeça para o corpo. A cabeça vai sobrepor ligeiramente ao corpo na altura do pescoço. Esse é o perfil do seu beija-flor

  3. Desenhe uma forma retangular arredondada para a asa frontal, sobrepondo-se entre o pescoço e a cauda, estendendo-se a um ângulo ligeiramente elevado a partir das costas do beija-flor.

  4. Desenhe uma asa menor de formato triangular atrás da frontal, a um ângulo ligeiramente mais elevado que esta. O comprimento e a largura das asas dependerão da espécie do beija-flor.

  5. Desenhe um trapézio arredondado e alongado na base do corpo para representar a cauda. Ela deve ter aproximadamente entre um terço e metade do tamanho e largura do corpo. O comprimento das penas de diferentes espécies varia.

  6. Desenhe um longo, fino e pontudo bico estendendo-se na cabeça do beija-flor. Esse bico deve ser ligeiramente arqueado.

  7. Adicione detalhes, tais como a separação entre penas da cauda e asas, olhos e linhas indicando a separação de cores entre as costas, cabeça e barriga do beija-flor.

    Pintando seu beija-flor

  1. Organize sua paleta com as cores que melhor representam as que você vê em seu beija-flor.

  2. Pinte o corpo e cabeça usando um pincel de tamanho médio. Beija-flores geralmente possuem ao menos duas cores, sua barriga tendo uma cor diferente de suas costas e cabeça. Preste atenção às marcações, cor do bico, iluminação e características ao redor dos olhos.

  3. Com um pincel fino, pinte as penas das asas e cauda de seu beija-flor, uma por uma. Acrescente uma ligeira sombra ao longo da borda de cada pena. Perceba que a cor das penas na parte de baixo das asas geralmente é mais clara do que as penas primárias na parte de cima das asas.

  4. Com um pincel mais fino, acrescente iluminação e textura no corpo e cabeça, onde as penas macias podem ter manchas. Faça o sombreamento na barriga e na parte de baixo da cabeça do beija-flor, e a iluminação no topo da cabeça.

Dicas

  • Faça vários esboços de seu desenho. Escolha apenas o melhor para pintar.

Aviso

  • Você poderá usar várias fotos como referência, mas copiar o trabalho de outro artista é ilegal. Para evita infringir os direitos autorais - estude os beija-flores até que você compreenda como desenhá-los sem referências, ou tire suas próprias fotos.

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Tinta acrílica
  • Pincéis finos
  • Pincéis médios
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article