Mais
×

Como desenvolver um bom argumento

Atualizado em 21 novembro, 2016

Todas as teses acadêmicas escritas são baseadas no argumento. Caso contrário, você pode facilmente se perder em um emaranhado de fatos e pontos independentes. O conhecimento humano se desenvolve como um resultado da argumentação de um ponto por uma pessoa, ou por um grupo de pessoas. Outras pessoas podem concordar ou contrariar o argumento. Essa é uma habilidade, e é aquela que você pode desenvolver e aprimorar a prática. Se você melhorar a sua capacidade de desenvolver um argumento, isso o ajudará a melhorar sua clareza de pensamento e a disciplina acadêmica. Existem passos que você pode seguir para elaborar um bom argumento.

Instruções

Você pode criar um argumento oral ou escrito (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Identifique o problema que você está discutindo. Deixe o ponto principal do seu argumento claro na primeira frase. Conheça o público ou leitor. Lembre-se que a pessoa à qual você está direcionando o seu argumento, em uma situação acadêmica, provavelmente saberá mais sobre o assunto do que você, então o que eles querem é um argumento sólido, e não uma série de fatos.

  2. Apoie seu argumento com evidências. Sua evidência pode englobar estatísticas, redações, resultados de pesquisas, relatórios ou outras fontes confiáveis ​​de informação. O ideal é que você não dependa apenas um tipo de evidência, mas combine-as. Apresente-as em uma sequência lógica, em vez de saltar de uma para a outra.

  3. Imagine que o leitor está desafiando você. Essa é uma parte importante de um argumento. Você não pode acreditar que tem um bom argumento, se ele puder ser facilmente derrotado. Pense em todos os contra-argumentos que puder e, em seguida, aborde os pontos levantados. Inclua quaisquer dúvidas que os outros tenham expressado sobre o seu argumento e explique como você pode provar que estão errados.

  4. Use palavras e frases indicadoras, tais como: "por isso", "porque" e "como resultado disso". Evite palavras de dúvida, tais como, "talvez" ou "provavelmente". Elabore o seu argumento de forma simples, clara e focada. Escreva uma conclusão clara e desafie-a. Lide com o desafio. Termine como você começou, com uma frase que resuma o seu argumento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article