Mais
×

Como desenvolver a espiritualidade em um mundo tão materialista

Atualmente parece que para obter sucesso é preciso ter, e não ser. É fácil encontrar pessoas que valorizam mais os bens materiais do que os valores éticos e isso tem se tornado cada vez mais comum. O capitalismo é um dos grandes, se não for o principal, responsáveis pela crescente necessidade humana de ter cada vez mais dinheiro, roupas, carros, aparelhos tecnológicos etc. Porém, no final das contas, isso é o menos importante. Como já diz o ditado, "dinheiro não compra felicidade". O que importa é estar bem consigo mesmo e de bem com a vida. Para isso, é necessário desenvolver melhor a espiritualidade para conseguir lidar bem com os desafios do dia a dia. Veja a seguir quatro maneiras de melhorar a sua vida espiritual.

É mais importante para o ser humano estar bem consigo mesmo do que se preocupar em ter cada vez mais bens (Burke/Triolo Productions/Stockbyte/Getty Images)

Ore

No começo vai ser difícil e pode ser até que você se sinta meio bobo achando que está falando sozinho. Mas pode ter certeza que Deus o ouve, mesmo quando você só ora em pensamento. Fale dos seus problemas, desafios, lutas... Enfim, desabafe. Abra o seu coração e seja sincero. Por mais que você queira esconder algo de Deus, Ele conhece o seu coração melhor do que você, então fale à vontade. Mas não se esqueça de agradecer, afinal Deus não é o gênio da lâmpada, para você apenas ficar pedindo. Agradeça suas conquistas e também as coisa pequenas do cotidiano, que muitas vezes nem percebemos. Agradeça pelo seu trabalho, sua família, seu alimento e tudo que você tem e é. E um detalhe muito importante, nem sempre Deus vai responder do jeito que você quer. Não desanime, continue orando e pedindo forças para Deus.

Orar antes das refeições faz parte de ser grato por todas as coisas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Leia livros religiosos ou de meditação

Ler algo que possa alimentar a sua alma é ótimo para um momento de reflexão. Podem ser livros religiosos ou algum outro livro de devocional de sua preferência. O importante é separar um momento de reflexão, de preferência diariamente. É interessante fazer anotações sobre o que foi lido e sobre o momento da sua vida. Assim, daqui um tempo é possível ver o que você pensava e pelo o que passou para chegar até onde está. É uma técnica bem positiva, pois você consegue ver todas as mudanças pelas quais passou e como elas o ajudaram a construir o seu caráter.

O recomendável é ter um período de reflexão e leitura diariamente (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Cante

"Quem canta seus males espanta", não é isso o que dizem por ai? Pois então coloque em prática. Pode ser no chuveiro, na cozinha ou em qualquer lugar. Mas cuidado para não espantar as pessoas na rua. Escolha a música que você gosta e que tenha algum significado para você. Esse pode ser um momento espiritual.

Cantar relaxa a mente e o corpo. Cante sem a preocupação de ser ouvido! (Jeff Randall/Photodisc/Getty Images)

Prefira as pessoas do que as coisas

É bem comum sair com os amigos e ficar mexendo no celular, quem nunca fez isso? Mas aproveite o momento para compartilhar a sua vida com os outros. As coisas são passageiras, mas os momentos passados com quem se ama duram para sempre na nossa memória. Por isso, separe um tempo para passar com a sua família. Não um tempo em frente à televisão, mas um tempo de qualidade, de conversa, de comunhão com aqueles que são realmente importantes para você. São essas as pessoas que irão apoiá-lo quando os problemas vierem, por isso fortaleça a sua relação com elas e aprofunde as raízes.

Aproveite mais as pessoas do que as coisas (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article