×
Loading ...

Desenvolvimento do feto aos 6 meses de gestação

Durante o sexto mês de gravidez, a mulher entra no terceiro trimestre e o feto continua a se desenvolver ganhando peso e gordura rapidamente. Ao longo dessas semanas, as gestantes começam a sentir um aumento na movimentação, conforme o bebê cresce e ganha mais força para se adaptar à vida fora do útero.

Mulher grávida fazendo um coração com as mãos sobre a barriga (katsgraphicslv/iStock/Getty Images)

Tamanho

Embora seu peso não seja muito maior que o de uma fruta, um feto de 6 meses mede cerca de 35 centímetros. Porém, no final do mês, já terá atingido 38 centímetros. Pelos próximos 3 meses, o feto continuará a ganhar peso, o que lhe ajudará a parecer mais com um recém-nascido. No sexto mês, o feto pesa cerca de 450 a 900 gramas, de acordo com o site Babycenter.

Loading...
Imagem em 3D de mulher grávida com o feto em destaque (Jana Blašková/iStock/Getty Images)

Características

Enquanto o feto está crescendo, o cabelo também cresce, e o site Babycenter diz que a cor e a textura ficam mais definidas. Os nervos dentro dos ouvidos continuam a se desenvolver, com isso, a audição fica mais sensível. Os pulmões se desenvolvem conforme o feto inala uma pequena quantidade de líquido amniótico. Isso ajudará com a primeira inspiração de ar após o nascimento.

Os olhos e cérebro do feto também estão se desenvolvendo. Os olhos podem abrir e fechar regularmente à essa altura. Ele também ganhará cílios nesse período. Conforme se desenvolve, ele será capaz de discernir luz através do útero. O crescimento de tecido cerebral faz com que o cérebro dele fique extremamente ativo.

Se o feto é um menino, os testículos dele começarão a se desenvolver a partir do saco escrotal, de acordo com o site Babycenter.

Mulher fazendo um ultrassom (Alexander Raths/iStock/Getty Images)

Movimento

O feto também ficará mais ativo fisicamente durante esse período, e alguns médicos recomendam contar quantos chutes o feto dá em um tempo determinado para monitorar propriamente os movimentos. Mulheres que notam uma diminuição nos movimentos devem contactar um médico.

Criança sentindo os movimentos do bebê na barriga da mãe (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Contagem de tempo

Durante o sexto mês, a mulher estará entre a 25ª e a 29ª semana de gravidez, de acordo com o Babycenter. Nesse período, começa o terceiro e último trimestre. Bebês prematuros de 6 meses têm altas chances de sobrevivência, com a ajuda da unidade neonatal de terapia intensiva.

Gravidez de 25 a 29 semanas (Hanna Halkouskaya/iStock/Getty Images)

Efeitos na mãe

Durante esse período, o útero da mulher estará do tamanho de uma bola de basquete. Os ligamentos estão começando a se esticar mais, então algumas sensações estranhas, como coceiras, podem ocorrer. Algumas mulheres sentem calor excessivo, inchaço ou indigestão conforme o útero cresce.

Mulher grávida praticando ioga, que ajuda na indigestão (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...