Saúde

O desenvolvimento de um feto de dois meses

Escrito por arleah difebbo | Traduzido por débora sousa
O desenvolvimento de um feto de dois meses

Uma mulher geralmente não parece grávida quando o feto tem dois meses

The fine pregnant woman supports hands a stomach. image by Andrey Andreev from Fotolia.com

O segundo mês de gravidez é quando a maioria das mulheres descobrem que estão realmente grávidas, já que a ausência da menstruação é normalmente o primeiro sinal. Mesmo que o feto de dois meses de idade, ou tecnicamente "embrião", seja pequeno demais para desenvolver uma barriga que demonstre que a mãe está gestante, muitas mudanças estão ocorrendo em seu minúsculo desenvolvimento.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho

Um feto de dois meses tem cerca de um a dois centímetros de comprimento, aproximadamente do tamanho de um feijão. Ele será semelhante ao que um feto deve apresentar: cabeça, braços, pernas, dedos, pés, língua, nariz e até mesmo pálpebras. Todos os principais órgãos e sistemas estão no lugar, mas há ainda muito desenvolvimento a ser feito.

Órgãos funcionais

Você pode pensar que um feto de dois meses de idade é muito pequeno para consistir em nada mais do que uma massa de tecido, mas a realidade não poderia passar disso. Apenas oito semanas após a concepção, o cérebro de um embrião está crescendo a 100 células por minuto. A sua frequência cardíaca é de 150 batimentos por minuto e os rins já estão começando a funcionar. Com nove semanas o feto começa a crescer os músculos.

Taxa de crescimento

Como a placenta de uma mulher cresce rapidamente no segundo mês de gravidez, o mesmo acontece com o seu minúsculo bebê lá dentro. Na verdade, desde a concepção, o embrião cresceu 10.000 vezes mais do que seu tamanho original. De acordo com Heidi Murkoff, autor de "O Que Esperar Quando Você Está Esperando", "o crescimento ocorre em uma taxa de um milímetro por dia, mas esse crescimento não é necessariamente apenas em altura. Ele pode ocorrer nos braços, pernas, costas e outras partes do corpo do bebê. Assim, grandes mudanças ocorrerão em todas as direções nos próximos meses".

Consideração

Já que muitas mães grávidas e pais descobrem que estão esperando um bebê quando o feto tem dois meses, você e o seu cônjuge estão, provavelmente, mais do que ansiosos para partilhar a boa notícia. Mas alguns casais optam por não contar à família e aos amigos até depois do terceiro mês de gravidez, pois até lá o risco de aborto espontâneo é reduzido drasticamente. No mínimo, considere não contar a um patrão ou colegas de trabalho até depois do primeiro trimestre.

Aviso

No primeiro trimestre de gestação, as mulheres devem ser extremamente cuidadosas, já que muitas características estão sendo formadas em um feto de dois meses. Você deve perguntar ao seu médico antes de tomar qualquer medicação, e também deve evitar pessoas doentes. De acordo com o site da Academia Americana de Pediatras Healthychildren.org, "certas doenças durante a gravidez, principalmente durante as primeiras nove semanas, podem causar graves anomalias congênitas — rubéola e diabetes, por exemplo. O consumo de álcool e a ingestão de certos medicamentos durante a gravidez aumenta significativamente o risco de um bebê nascer com anomalias. Certos medicamentos, se tomados durante a gravidez, também podem causar danos permanentes ao feto, assim como certas substâncias químicas que podem poluir o ar, a água e a comida".

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media