on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer destiladores de água caseiros

Atualizado em 22 novembro, 2016

Comprar água engarrafada é um desperdício e caro e a da torneira frequentemente é intragável, então, o que fazer? Além de candidatar-se para um serviço de entrega (que também é caro), outra opção é fazer o serviço você mesmo e destilar sua própria água em casa.

O processo de destilação envolve o aquecimento, fervura e evaporação da água para remover contaminantes. A água destilada é a mais pura que você possivelmente poderá ter, já que todos os compostos químicos, toxinas e bactérias são removidos quando a água evapora e condensa.

Embora existam muitos tutoriais na internet focando na montagem de destiladores de água movidos por energia solar, esse método é frequentemente empregado para a destilação de pequenas quantidades de água. Mantendo isso em mente, nós estaremos criando nosso próprio destilador de água que funcione com uma fonte de calor que não seja o sol - tal como um fogão, seja a gás ou elétrico.

Instruções

O processo de destilação envolve o aquecimento, fervura e evaporação da água para remover contaminantes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Use sua furadeira para fazer um buraco na lateral de um poço de metal (com tampa). Faça um buraco igual em diâmetro ao tubo de plástico resistente (você deve ter 1 m do mesmo).

    Loading...
  2. Insira o tubo no buraco feito, deixando um pequeno comprimento dentro do pote (em torno de 5 cm), e em um ponto onde esteja acima do nível da água.

  3. Preencha uma tigela ou um contêiner similar com gelo e água e coloque-a adjacente ao seu grande pote de metal. Isso será seu banho maria e irá esfriar o vapor em água destilada condensada. O gelo não é necessário, mas irá acelerar o processo e manterá seu banho maria mais frio por mais tempo. Adicionalmente, mude-o periodicamente, se ele ficar quente demais.

  4. Próximo ao banho maria, coloque uma jarra ou jarro de plástico ou de vidro. Isso irá atuar como um recipiente de captura e será onde a água destilada será coletada. É melhor usar a jarra ou contêiner que você irá usar para o último armazenamento da sua água condensada. Também, se for prático, posicione o contêiner de captura em um nível menor que o do destilador da água e do banho maria, já que isso acelera o processo de coleta da água condensada/destilada.

  5. Coloque um comprimento suficiente do tubo para fora do pote, assim ele pode bobinar no banho maria e depois no contêiner de captura, onde a água destilada será coletada.

  6. Acenda seu fogão ou chapa elétrica. Quando a água ferver, o vapor gerado viajará através do tubo, será esfriado no banho maria e depois coletado no seu contêiner, deixando-lhe com água potável pura, livre de toxinas. Apenas certifique-se de limpar seu pote de fervura, já que todas as toxinas e contaminantes da fonte da água irão permanecer aqui depois do processo de destilação.

Loading...

Dicas

  • Verifique duas vezes se seu tubo de plástico é resistente a altas temperaturas.
  • Verifique e periodicamente troque a água do seu banho maria para máxima eficácia.
  • Destile somente em um contêiner de vidro ou plástico resistente. Plásticos baratos, como aqueles usados em garrafas para água, foram demonstrados que se desgastam com o uso estendido.

Aviso

  • Observe seu destilador para certificar-se que ele não seque.
  • Não deixe seu destilador desacompanhado durante o uso.
  • Sempre lave seu destilador depois de cada uso.

O que você precisa

  • Pote
  • Tubo de plástico
  • Furadeira elétrica e brocas
  • Tigela ou contêiner
  • Gelo
  • Jarra de vidro/jarro (ou um equivalente de plástico resistente)
Loading ...
Loading ...