Desvantagem do Turismo no Caribe

Escrito por casandra maier | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagem do Turismo no Caribe
Turismo no Caribe tem um lado sombrio (Caribbean island image by Elke Dennis from Fotolia.com)

O turismo é um meio de desenvolvimento econômico no Caribe. Essa indústria traz moeda estrangeira, gera renda para os governos locais e trabalho para as pessoas. Aparentemente, parece que há muitas vantagens ao turismo no Caribe. No entanto, há um lado sombrio, em que os impactos negativos superam os benefícios. Sem controle sobre o fluxo de bens e pessoas, a região experimenta muitas desvantagens da indústria do turismo em franca expansão.

Outras pessoas estão lendo

Ambiental

Talvez as maiores desvantagens para o turismo no Caribe sejam as consequências ambientais. O ecossistema está sob constante tensão devido ao consumo esmagador de electricidade, água e frutos do mar. Praias e lagoas que antes eram puras estão sendo destruídas pela poluição e uso excessivo. A areia é continuamente removida das costas para abrir espaço para novas construções. Quanto mais as pessoas se movem em direção às praias, mais o desenvolvimento costeiro continua a um ritmo cada vez maior, contribuindo para o aquecimento global. Resíduos provenientes de navios de cruzeiro ameaçam o ecossistema que flui em correntes no Mar do Caribe, afetando a vida aquática. Em última análise, o aquecimento global causado pela poluição e o rápido desenvolvimento irão contribuir para elevação do mar que destruiria as costas e a indústria da qual a região se tornou dependente.

Desvantagem do Turismo no Caribe
Um navio de cruzeiro de grande porte pode gerar tantos resíduos quanto uma cidade pequena (Caribbean cruise waterjet image by Pierrette Guertin from Fotolia.com)

Dependência

Durante o período colonial, a economia da região baseava-se na exportação de grãos lucrativos. De 1978 a 1988, o turismo no Caribe cresceu 52,2 por cento. Hoje, o turismo é a base da economia, tornando o Caribe "quatro vezes mais dependente do turismo do que qualquer outra região do mundo", segundo o Fórum TransAfrica. O turismo no Caribe é grande o suficiente para ameaçar as indústrias de mineração e têxtil, além da agricultura da região. A dependência avassaladora do turismo coloca o Caribe em desvantagem com a ameaça do aquecimento global e outras catástrofes naturais. Com 2,4 milhões de empregos em jogo, um colapso na indústria do turismo poderia deixar a região em ruínas.

Econômico

Embora o turismo corresponda a 15 por cento do produto interno bruto no Caribe, a distribuição de riqueza nas ilhas é baixa, muitas vezes apresentando má distribuição de recursos para os resorts. Os investidores estrangeiros como proprietários de hotéis e proprietários de sistemas de comunicação e de transporte interceptam o dinheiro da indústria antes que ela atinja as pessoas. Os povos indígenas que trabalham fora da indústria do turismo recebem salário de forma separada, sem acesso a moeda estrangeira. Desvantagens econômicas do turismo no Caribe afetam tanto causas sociais quanto políticas.

Social e político

As condições de trabalho no Caribe não são monitoradas de perto, levando à exploração dos trabalhadores. Divisões trabalhistas fazem com que a mulher e os povos indígenas fiquem com trabalhos de baixa remuneração e baixa qualificação. Devido ao grande interesse em investimentos estrangeiros, as preocupações com as populações locais muitas vezes ficam em segundo plano em relação às demandas da indústria do turismo, enfraquecendo a voz política local. Drogas e prostituição desenfreadas, sendo a indústria do turismo em grande parte a culpada. A falta de controle sobre bens e serviços está afetando "o tecido moral e social do Caribe", observa o Fórum TransAfrica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível