Como detectar uma mentira

Escrito por lars tramilton | Traduzido por letícia resende
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como detectar uma mentira
Surpreenda um mentiroso no ato (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quando você suspeitar que alguém não está sendo sincero com você, essa pode ser uma situação muito frustrante, especialmente se você não puder provar. Se você está questionando um companheiro potencialmente infiel ou um colega de trabalho mentiroso, pode ser difícil decifrar a verdade. Se você não se sente confiante o suficiente para enfrentar uma pessoa e questioná-la sobre a verdade, você pode tomar o assunto em suas próprias mãos, identificando e procurando por indícios reveladores de que alguém está mentindo para você.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Observe se a pessoa se inquieta muito. Inquietação excessiva e comportamento ansioso geralmente indicam que uma pessoa está desconfortável. Alguns exemplos de inquietação são: brincar com objetos em volta, como telefones celulares ou canetas; brincar com o cabelo, alisar a roupa ou esfregar o rosto, principalmente o nariz e a boca.

  2. 2

    Procure padrões de comportamento defensivo. Quando uma pessoa se comporta de uma maneira muito defensiva e protesta um pouco demais, então pode ser um sinal de que ela é culpada e está compensando, como resultado. Se uma pessoa responde de forma ofensiva ou hostil quando questionado, também pode ser um sinal de defesa.

  3. 3

    Ouça atentamente a voz do potencial mentiroso. Alterações vocais também podem denunciar mentiras. Se o tom de uma pessoa muda de maneira geral, pode ser que ela esteja mentindo. Por exemplo, se ele começa a falar de uma forma baixa e relaxada e sua voz de repente muda para um tom mais alto e soa desconfortável, isso pode estar relacionado ao fato de que ele está te enganando. Gagueira, gaguejar, falar muito rapidamente e resmungar também estão associados à mentira.

  4. 4

    Preste atenção à linguagem corporal. Quando uma pessoa não está dizendo a verdade, ela provavelmente não vai exibir uma linguagem corporal relaxada e confortável. Procure sinais corporais desconfortáveis, como rigidez, desviar o olhar, piscar muito, evitar contato visual, olhar para cima e sobrancelhas elevadas.

  5. 5

    Pense sobre a atenção da pessoa aos detalhes. Uma indicação de que uma pessoa está mentindo são detalhes insuficientes ao contar uma história, simplesmente porque a história não é verdadeira. No entanto, isso também pode ir ao outro extremo. Em algumas situações, os mentirosos tentam compensar embelezando a narrativa e dando muitos detalhes. Esteja alerta para sinais de detalhes exagerados ou pobres.

  6. 6

    Note se ele tenta mudar de assunto. Quando uma pessoa não quer discutir alguma coisa, é compreensível que ele vai querer se desviar do tema. Se uma pessoa continua tentando mudar a discussão ou fica aliviado quando o assunto finalmente muda, pode ser um sinal de que ele está mentindo.

  7. 7

    Procure por inconsistências. Se as coisas que a pessoa diz não combinam, então isso é um sinal revelador de mentira. Por exemplo, se uma pessoa diz que ela foi ao supermercado na noite de sábado, mas de repente, muda para domingo, ela provavelmente está sendo desonesta.

  8. 8

    Determine se as palavras dele coincidem com as expressões faciais. Por exemplo, se alguém diz algo como "eu me preocupo com a nossa relação", mas tem um olhar tenso e irritado em seu rosto, pode ser um sinal de mentira.

Dicas & Advertências

  • Cuidado com excessos de justificativas. Se uma pessoa usa um monte de frases, como "honestamente" ou "vou falar diretamente", acreditar pode ser um engano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível