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Como determinar a estratégia de preço apropriada para um serviço de tele-entrega de alimentos?

Atualizado em 23 março, 2017

Escolher a estratégia ideal de preço é importante para um serviço de tele-entrega de alimentos. A estratégia correta será atrativa para os consumidores e aumentará seu rendimento, no entanto, uma má estratégia pode afastar seus clientes e diminuir as vendas. Há dez estratégias de preço comuns no mundo dos negócios: preço costumeiro, preço de linha, preço psicológico, preço único, preço negociado, preço sobre custo, preço mark-up, preço geográfico, preço ocasional ou sazonal e o preço final. Para qualquer uma dessas estratégias que você escolher haverá prós e contras.

Instruções

Escolha a estratégia ideal de preço para um serviço de tele-entrega (pizza delivery image by Leticia Wilson from Fotolia.com)
  1. Faça uma lista das estratégias de preço possíveis para você. As estratégias mais comuns usadas pelas empresas são: preço costumeiro (aquilo que o consumidor está acostumado a pagar), preço de linha (nesse quesito há duas linhas: a vip, que é mais alta, e a standard, que é popular e mais baixa), preço psicológico (onde a emoção está mais presente que a razão), o preço único (o preço justo e inflexível), preço negociado (quando o consumidor e o vendedor acertam um valor), preço sobre custo (aqui, calcula-se o preço total e mais um adicional em porcentagem), o preço mark-up (o preço baseado especificamente dos custos), preço geográfico (a diferença de preço para cada região e/ou o valor do transporte adicionado ao preço total), preço ocasional ou sazonal (quando em determinada época do ano ou acontecimento o preço aumenta ou diminui) e o preço final (o fornecedor estabelece a lista de preços, com possibilidade de fornecer descontos ou não).

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  2. Elimine todas as estratégias de preço que não forem possíveis de serem aplicadas ao negócio. Por exemplo, se você fornece serviços apenas para uma determinada região, como no centro de uma cidade, provavelmente não será necessário utilizar a estratégia de preço geográfico.

  3. Escreva uma lista de todos os prós ao lado de cada estratégia possível para o seu negócio. Por exemplo, ao lado da estratégia de preço único, você pode incluir que o preço não sofrerá variações, ao contrário do preço negociado. Ou seja, você venderá pelo preço planejado, obtendo maior controle no valor total.

  4. Faça uma lista de todos os contras ao lado de cada estratégia. Ao lado da estratégia de preço único, por exemplo, você pode escrever que ele é muito inflexível, o que pode causar a perda de alguns clientes.

  5. Após a análise dos prós e contras, selecione a estratégia que mais compensa para o negócio.

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Dicas

  • Concentre-se na estratégia em que os prós compensem mais que os contras. Isso não significa que deve escolher a estratégia com mais prós e menos contras, mas, sim, considerando de maneira qualitativa o impacto de cada um.

Referências

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